Polícia

PF cumpre quatro mandados no ES em operação que combate fraude em licitações

Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos também em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Imagem ilustrativa

A segunda fase da Operação Quadro Negro foi deflagrada na manhã desta terça-feira (27) pela Polícia Federal. Dentre os 15 mandados de busca e apreensão expedidos, quatro estão sendo cumpridos no Espírito Santo. O inquérito investiga uma organização que se especializou em fraudar licitações envolvendo a aquisição de material de informática para aulas online, com o fornecimento de lousas eletrônicas.

Após a deflagração da 1ª fase foram identificadas empresas que agem em conjunto com as já investigadas, além de pessoas que, apesar de não constarem em nenhum registro relativo aos empreendimentos, são os verdadeiros donos das mesmas e beneficiários dos valores obtidos com as fraudes.

Além do Espírito Santo, os 15 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em outros três estados, sendo três em Minas Gerais, cinco em São Paulo e outros três no Rio de Janeiro. Também foram expedidas ordens que proibiram os alvos de se comunicarem entre si, além de determinar a entrega de passaporte de nove investigados.

As fraudes envolvendo as empresas investigadas movimentaram cerca de R$ 7,5 milhões só no estado de Minas Gerais, sendo que a organização tinha outros contratos em outros estados da Federação. A movimentação bancária das empresas entre 2011 e 2019 superou os R$ 50 milhões.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia da covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.

*As informações são da Polícia Federal

Pontos moeda