• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Grupo especial é criado para combater crimes violentos no Espírito Santo

Polícia

Grupo especial é criado para combater crimes violentos no Espírito Santo

O Grupo Integrado de Operação de Segurança Pública (Giosp) será formado pelas polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal

Foto: Reprodução / TV Vitória

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta sexta-feira (13), a criação de um grupo para combater crimes violentos e investigar casos que até hoje não foram solucionados no Estado. 

O Grupo Integrado de Operação de Segurança Pública (Giosp) é composto pela Secretaria Estadual de Segurança (Sesp) e pela Secretaria Nacional de Operações Integradas, que é ligada ao Ministério da Justiça, e será formado pelas polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Darcy Arruda, o maior objetivo do Giosp será antecipar as ações e impedir que os crimes aconteçam. "Nós não vamos permitir que ocorram. As providências serão tomadas, e vidas também serão preservadas. O Giosp tem essa finalidade", explicou.

O grupo foi anunciado oficialmente nesta sexta, mas, segundo o Secretário de Segurança, Roberto Sá, já vinha se reunindo nas últimas semanas no Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), da Polícia Civil. Mas a ideia, segundo o secretário, é que a sala do Giosp fique dentro do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), na sede da Sesp. "O trabalho diário de segurança pública já é realizado pelas polícias, mas a demanda é muito grande. Esse grupo vai buscar sempre alguém impulsiona essa atividade criminosa", afirmou.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.