Polícia

Polícia Ambiental apreende 550 metros de rede em local proibido em Linhares

Ação aconteceu na foz do Rio Doce, em Regência. Dois pescadores, que estavam recolhendo uma das redes, fugiram após avistarem os policiais

Cerca de 550 metros de rede de pesca foram apreendidos, nesta segunda-feira (10), na foz do Rio Doce, em Regência, Linhares, norte do Estado. No local, os policiais da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) também encontraram outros materiais para atividades ligadas à pesca.

Dois pescadores, que estavam recolhendo uma das redes, fugiram após avistarem os policiais. Eles abandonaram um bote de madeira com motor de popa tipo rabeta, uma âncora, um remo, um colete salva vidas e uma rede de pesca.

Segundo a Polícia Militar, as redes apreendidas estavam armadas na zona de confluência entre o Rio Doce e o mar. Todo o material foi levado para a 16ª Delegacia Regional de Linhares.

Ainda segundo a PM, ninguém foi detido, pois geralmente nesse tipo de pesca, as redes são armadas e os pescadores retornam após várias horas para retirá-las e recolher o pescado. Todos os peixes presos à rede estavam vivos e foram soltos em seu habitat natural.

O BPMA lembra que a zona de confluência de rios, lagoas e corredeiras, é definida pela extensão de 1000 metros do acidente geográfico anterior à sua junção com o mar, rio ou lagoa. Nessa área é proibida a utilização de artes-de-pesca fixas ou flutuantes de acordo com a Portaria 681 de 1967 da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca, estando os infratores sujeitos ao crime ambiental previsto no art. 34 da Lei 9.605/98.

Pontos moeda