Polícia

Operação Varredura: fraudes em 4 cidades do ES chegam a R$ 60 milhões

A operação investiga corrupção no setor de coleta e tratamento de resíduos sólidos em quatro municípios do Espírito Santo

Pelo menos R$ 60 milhões é o valor envolvido nas fraudes do setor de coleta e tratamentos de resíduos sólidos de quatro municípios do Espírito Santo, que passaram pela operação "Varredura", deflagrada na manhã desta terça-feira (29) pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). 

Com o desdobramento da operação, o valor pode ser ainda maior. Pessoas físicas e jurídicas estão sendo investigadas, mas os nomes não são divulgados pelo MPES. O nome da Operação é uma referência à necessidade de varrer a corrupção no setor em municípios do Estado.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e três de conduções coercitivas, deferidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de São Mateus. O objetivo é apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais para apurar a prática, em tese, de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude a licitação, tráfico de influência e outros.

Após o cumprimento dos mandados, os membros do MPES passarão a analisar os documentos e dados apreendidos, tomar declarações dos investigados, testemunhas e informantes.

A operação conta com o apoio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Norte) e da Promotoria de Justiça Criminal de São Mateus, com participação e apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, nos municípios de São Mateus, Jaguaré, São Gabriel da Palha e Vila Velha.

Com informações e foto de Wenison José (Rádio Kairós FM).

Pontos moeda