Polícia

Polícia descobre laboratório para desbloquear celulares roubados em Guarapari

Vários equipamentos foram encontrados dentro da residência usada como laboratório

Um laboratório que fazia o desbloqueio de celulares roubados e furtados em Guarapari foi descoberto pela Polícia Civil. De acordo com os policiais, as investigações começaram há pouco mais de um mês. Após o serviço, os aparelhos eram revendidos por lojistas do município. 

Nos fundos da residência, no bairro Muquiçaba, foi encontrado computador, pen drives e outros equipamentos. Segundo a polícia, o laboratório improvisado pertence a um técnico de informática. "Foram apreendidos box para acesso ao celular, pen drives com chips para permitir a reutilização, além de diversos outro celulares", disse o titular da Delegacia Patrimonial de Guarapari, Marcos Luiz Nere Filho.

De acordo com a polícia, o técnico de informática cobrava, em média, R$ 70 para desbloquear cada aparelho celular e criar um novo código de identificação, um novo Imei. O serviço era oferecido para pelo menos dois lojistas do município.

Os dois lojistas identificados e o técnico foram conduzidos para a delegacia, mas vão responder aos crimes em liberdade. A "Operação Android" também recuperou mais de 50 celulares. Entre eles, parte dos aparelhos levados durante assaltos a duas lojas de eletrodomésticos do município, no início de maio.

"Uma pessoa comum que compra um objeto de origem ilícita, sabendo disso, ela responde pelo crime de receptação dolosa, cuja pena de reclusão vai de um a quatro anos. Já a pessoa que não sabe deveria desconfiar, pois pode responder por receptação culposa", explicou o delegado.

O objetivo da operação é reduzir o número de furtos e roubos de celulares na região. Para isso, a polícia conta com o apoio de comerciantes, que foram convidados para uma reunião. Diante do caso, eles garantiram que vão intensificar o controle de compra e venda de aparelhos celulares nas lojas.

Pontos moeda