Polícia

Forças Armadas voltam à Rocinha em nova operação de Segurança

Além das tropas federais, mais 550 homens da Polícia Militar atuam na região. O trabalho realizado nesta terça envolve o uso de detectores de metais e pólvora para procurar materiais escondidos na área de mata, como armas e bombas

As Forças Armadas voltaram à Rocinha, zona sul, na manhã desta terça-feira (10) para dar apoio em uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Rio. Os militares auxiliam os policiais que fazem varreduras na área de mata e no entorno da comunidade. Cerca de 550 homens da FAB (Força Aérea Brasileira), Exército e fuzileiros navais estão no local.

Além das tropas federais, mais 550 homens da Polícia Militar atuam na região. O trabalho realizado nesta terça envolve o uso de detectores de metais e pólvora para procurar materiais escondidos na área de mata, como armas e bombas. Segundo o Comando Militar do Leste, o papel das Forças Armadas é de apoio tático a ação da PM.

A Secretaria de Segurança Pública ressaltou que a atuação das Forças Armadas nesta operação é pontual e que as tropas vão deixar a Rocinha até o final do dia. Em setembro, os militares permaneceram na favela por uma semana, deixando o local no último dia 29.

Os comboios começaram a chegar na Rocinha pouco antes das 6h. Até o momento, não há registro de tiros, presos ou apreensões.

Escolas

Por segurança, as aulas da rede municipal foram suspensas na Rocinha. Segundo a Secretaria Educação, cinco escolas e três instituições de ensino infantil estão fechadas, deixando de atender 2.489 estudantes.

Mulher presa

Policiais do Batalhão de Choque prenderam uma mulher e apreenderam duas menores durante a madrugada desta terça. O carro em que elas estavam foi abordado na estrada da Gávea, que dá acesso à comunidade da Rocinha. Na mala do veículo, os agentes encontraram uma grande quantidade de drogas, material para endolação e anotações da contabilidade do tráfico de drogas. As menores apreendidas e a mulher presa em flagrante foram levadas para a Delegacia do Leblon (14ª DP).

Apreensões

Novas apreensões foram realizadas nesta segunda-feira (9). À noite, policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) apreenderam um fuzil, duas granadas e um rádio transmissor no ponto conhecido como Vila Verde. Em outro ponto da comunidade, agentes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) encontraram 5 escopetas, uma granada, munições e drogas. Todo material apreendido foi levado para a Delegacia da Rocinha (11ª DP).

Mais cedo, dois corpos foram encontrados na rua 1. A Delegacia de Homicídios foi acionada e realizou perícia no local. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas, nem sobre as circunstâncias das mortes.

Jaqueline Suarez, estagiária do R7 Rio.

Pontos moeda