Polícia

Pesquisa aponta Vitória como a 9ª cidade mais violenta para as mulheres no Brasil

O estudo foi realizado pelo jornal El País com base nos dados do Ministério da Saúde

O número alto de feminicídio no Espírito Santo faz com que as mortes de mulheres capixabas ganhem repercussão internacional. O jornal 'El País' fez uma pesquisa e apontou que Vitória está entre as dez cidades brasileiras mais violentas para a mulher.

O estudo foi realizado com base em dados do Ministério da Saúde. Dentre as cidades com as maiores taxas de feminicídio, Vitória aparece no mapa em nono lugar. Os números de outros municípios mostram que a violência não está restrita à apenas uma região do país.

A Lei Maria da Penha foi criada em 2006. Nove anos depois, em 2015, o feminicídio foi incluído no Código Penal como qualificadora para o crime de homicídio, o que deixou a lei que protege as mulheres ainda mais severa.

Diversos casos recentes comprovam o resultado da pesquisa. Nesse domingo, a jovem Amanda dos Santos Evangelista, 18 anos, foi morta com pelo menos nove facadas. Pela lei, a pena pode chegar a 30 anos de prisão.

Até o encerramento desta reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do Estado não havia retornado à demanda para comentar o resultado da pesquisa.

Pontos moeda