• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

'Comerciantes podem abrir lojas com tranquilidade', diz PM após pânico na Leitão da Silva

  • COMPARTILHE
Polícia

'Comerciantes podem abrir lojas com tranquilidade', diz PM após pânico na Leitão da Silva

Viaturas da Polícia Militar foram acionadas para reforçar a segurança nas Avenidas Leitão da Silva e Marechal Campos

A PM esteve no local na quinta-feira na Leitão da Silva

Criminosos voltaram a promover o pânico na Avenida Leitão da Silva, em Vitória, no final da tarde da última quinta-feira (30). De acordo com testemunhas, a confusão teve início após um adolescente ter sido baleado durante uma ação da Polícia Militar (PM) no Morro de São Benedito.

Na manhã desta sexta-feira (1), em entrevista ao programa ES no Ar, da TV Vitória/ Record TV, o tenente-coronel Augusto, que é comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (PM), informou que os comerciantes podem abrir as lojas com tranquilidade. 

"O policiamento se encontra no local, a Polícia Militar (PM) se faz presente e o comércio pode ter a tranquilidade de abrir porque nós podemos garantir a segurança das pessoas de bem. E temos um recado para esses indivíduos: Não ameacem a população de bem e não ameacem o estado de Direito, porque vamos usar de todos os artifícios legais para que essas pessoas possam ser presas". 

A confusão aconteceu após um confronto entre a PM e traficantes. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SESP), a PM foi verificar uma denúncia de tráfico na região mas quando chegou, foi recebida a tiros por criminosos. Houve troca de tiros e um adolescente acabou baleado. Ele foi identificado como João Vitor Correia da Paixão, de 17 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu em um hospital da região. 

Entenda

Um vídeo mostra o momento em que os policiais socorrem o rapaz. Revoltados, moradores hostilizaram os militares. Nas imagens deu para ver o caos instalado no local. Vários rapazes, a maioria com o rosto tampado, espalharam lixo na rua e a todo momento soltavam fogos de artifício.

Segundo testemunhas, criminosos desceram o morro e colocaram 'terror' na Avenida Leitão da Silva, que chegou a ser totalmente interditada pela PM após os suspeitos tentarem queimar um coletivo.

Por conta da tensão no local, os comércios na avenida fecharam antes das 18 horas. Moradores disseram que criminosos desceram do Morro São Benedito, pararam um ônibus municipal de Vitória, mandaram os passageiros descer e tacaram gasolina no veículo. Na hora que eles iam atear fogo, uma viatura chegou e impediu a ação. Ainda segundo os moradores, houve tiroteio, pânico e correria na região após um toque de recolher imposto por criminosos.

Esta não é a primeira vez que um caso como este acontece na mesma área. Há cerca de um mês, a Avenida Leitão da Silva também foi invadida por criminosos que ordenaram o fechamento das lojas. Segundo a polícia, uma reação à morte de dois jovens que morreram após colidirem de moto com um ônibus em uma ladeira de Gurigica, em Vitória. Na época, mesmo com o policiamento reforçado na avenida, os comerciantes tiveram que fechar as portas para obedecer uma ordem do tráfico.

Assista