• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

ES tem maior taxa de mortes por arma de fogo contra menores no país, diz pesquisa

  • COMPARTILHE
Polícia

ES tem maior taxa de mortes por arma de fogo contra menores no país, diz pesquisa

O percentual do Estado ficou acima da média nacional e da região Sudeste

Os números analisados são de 2015 | Foto: Reprodução/Pexels

Um dado preocupante sobre o Espírito Santo foi revelado em um estudo realizado pela Fundação Abrinq. O Estado registrou a maior porcentagem de homicídios por armas de fogo contra os menores de 19 anos em 2015. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (12).

Foram 302 mortes do tipo registradas no ano da pesquisa, o que corresponde a 27,6% dos assassinatos registrados. A maioria das vítimas estão na faixa etária entre 15 e 19 anos, sendo 284 mortes registradas. Completam o número total os 18 homicídios de pessoas entre 10 e 14 anos.

A lista dos cinco estados com o pior desempenho, estão do Distrito Federal (27%), Alagoas (25,2%), Piauí (24,3%) e Rio Grande do Norte (24,1%). A média nacional ficou em 20,7%. A região Sudeste registrou a média de 21,2%.

Veja o estudo completo da Abrinq

A análise das taxas de homicídio de menores de 19 anos de idade para cada 100 mil habitantes também revelou dados alarmantes. Neste quesito, o Espírito Santo ficou em segunda posição com o pior desempenho, com 33,7 mortes do tipo, perdendo apenas para o estado de Alagoas, com média de 36 óbitos. A taxa nacional é de 18,1.

O Estado também apresentou o pior desempenho na taxa de mortes de menores de 19 anos de idade por outras causas, como acidentes, por exemplo. Para cada 100 mil habitantes, foram registradas uma média de 53,3 óbitos. A média nacional é de 35,2 mortes.