Polícia

Mais de 2 mil policiais vão reforçar a segurança durante o verão no Espírito Santo

As ações começam na próxima terça-feira (26) e seguem até o dia 18 de fevereiro

A partir da próxima terça-feira (26), cerca de 2.300 policiais vão reforçar a segurança dos capixabas. As ações fazem parte do Plano de Verão, que será coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e contará com ações das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Detran. A operação segue até o dia 18 de fevereiro.

O policiamento ostensivo do litoral da Grande Vitória, nas Regiões Norte e Sul, ganhará o reforço de 1.800 policiais militares por dia. Já durante a festa de Réveillon e no período de Carnaval, o efetivo passará a contar com reforço de 2.300 policiais por dia. O patrulhamento será realizado a pé, bicicleta, moto e de carro. Durante o período serão realizadas operações como pontos de bloqueio e cercos táticos nos principais acessos às praias capixabas, assim como serão efetuadas abordagens aos coletivos.

De acordo com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, essa é a maior operação organizada nos últimos anos com objetivo de permitir paz e tranquilidade. “Todo esse efetivo, mais as ações do Detran, para garantir tranquilidade e paz aos capixabas e aos turistas que escolhem o Espírito Santo para as férias e passar as festividades de final de ano. Foi feito um planejamento detalhado, com ações específicas, contaremos com reforços de equipes especializadas e vamos atuar com regime de prontidão. Porque infelizmente é nesse período que os acidentes e incidentes acontecem”, comentou o secretário.

O reforço do efetivo também acontecerá nas delegacias de todo o Estado. Além dos plantões das Delegacias Regionais, haverá implantações de novos postos de atendimentos e a implementação de Operações Policiais Especializadas. O Distrito Policial de Santo Antônio vai funcionar 24h durante as festividades do Carnaval de Vitória, com auxílio de policiais em regime de escala extra. No litoral Sul a delegacia de Piúma funcionará em regime de plantão durante o período de Carnaval.

Durante o período serão realizadas operações especiais da Polícia Civil para proteger turistas, consumidores, crianças e adolescentes e reprimir crimes contra o patrimônio, furto e roubo de veículos, tráfico de drogas e falsificações. O Grupo de Operações Táticas (GOT), também atuará se necessário.

Ações específicas nos principais corredores de diversões, como shows e baladas, serão alvo das ações do Detran. O diretor-geral do Detran, Romeu Scheibe Neto, destaca que o órgão estará junto nas ações das Polícias Militar e Civil e guardas municipais de uma forma integrada, apoiando por meio das equipes educativas. O objetivo será sensibilizar os cidadãos para que não façam o consumo de álcool e depois conduzam os seus veículos.

"Serão 23 ações educativas, entre os dias 27 de dezembro e 14 de janeiro, sobretudo nos shows que acontecerão neste início de verão. E eu faço um apelo à sociedade, pois precisamos da ajuda de todos, no sentido de não misturar bebida e direção. Os números indicam que é exatamente nesse período do ano que temos o maior índice de acidentes no trânsito com essa associação", pontuou Romeu.

Pela equipe do Corpo de Bombeiros, todo aparato já está de prontidão durante 24 horas. O efetivo ficará disponível ao longo de todo litoral no intuito de garantir salvamento e orientação do banhista. As praias receberam ou estão em fase de recebimento de equipes de salvamento. O treinamento dos salva-vidas já foi concluído pelo Corpo de Bombeiros.

Pontos moeda