Política

"Executivo nem sempre consegue o que quer", diz Mourão sobre recriar ministério

O presidente em exercício afirmou que a ideia de recriar o ministério da segurança foi levada por secretários de Segurança dos Estados ao presidente Jair Bolsonaro

Redação Folha Vitória
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Ao comentar sobre a possível recriação do Ministério da Segurança Pública nesta quinta-feira, 23, o presidente em exercício, Hamilton Mourão (PRTB), disse que o governo "nem sempre consegue" o que deseja, pois é preciso um "diálogo" com o Legislativo.

"Agora, vocês sabem muito bem que uma decisão desta natureza, depois ela vai pra onde? Vai para o Congresso e vai ser votada lá. Então vamos lembrar que tudo aquilo que o Executivo deseja fazer nem sempre consegue, porque existe um diálogo com o Legislativo", disse ele.

Mourão afirmou que a ideia de recriar o ministério foi levada por secretários de Segurança dos Estados ao presidente Jair Bolsonaro. "Os próprios secretários de Segurança é que solicitaram a criação deste ministério, o que levou o presidente a fazer uma declaração neste sentido", disse o presidente em exercício.

Conselho da Amazônia

Mourão disse que o governo deve apresentar até a próxima terça-feira, 28, um decreto para regulamentar as atividades do Conselho da Amazônia. A criação do conselho foi anunciada na terça-feira, 21, pelo presidente Jair Bolsonaro para atuar "na proteção do meio ambiente da Amazônia".

Mourão disse que avalia estruturas que existem na legislação, como a "Guarda Nacional Ambiental", mas que ainda não estão em uso. "Existe muita coisa que já ocorre, tem legislação em vigor e não está sendo devidamente executada", afirmou.

O presidente sinalizou que pode buscar recursos ao Fundo Amazônia, de investidores estrangeiros e outros países para auxiliar na preservação da floresta. "Depois que definir o que a gente precisa fazer, vamos ver...Tem recurso pra isso? Tem recurso previsto no Orçamento? Não tem? Aí podemos ir atrás de investidores estrangeiros ou de países que queiram cooperar", declarou.

Pontos moeda