Política

Parlamentares têm 12 dias de "recesso" e, depois da folia, só voltam a trabalhar em março

Mesmo com pautas como as reformas tributária e administrativa, deputados e senadores esticam semana de feriado do Carnaval

Foto: Agência Brasil
Congresso retoma votações importantes apenas na próxima semana

Quarta-feira de Cinzas é dia de voltar ao trabalho depois dos dias dias de folia, certo? Mais ou menos. Só quem precisa voltar ao batente é o trabalhador comum, porque para deputados e senadores o retorno às atividades será somente na semana que vem. Câmara dos Deputados e Senado não têm sessões de votação ou de reuniões em comissões agendadas para esta semana.

As próximas sessões deliberativas das duas Casas acontecem na próxima terça-feira, 3 de março. Como as últimas sessões foram no dia 19 de feveiro, serão 12 dias de "recesso”, sem votações. 

Tema prioritário no Congresso, até a reforma tributária, que tem expectativa de aprovar a mudança na cobrança de impostos ainda neste primeiro semestre ficou em segundo plano.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), passou o Carnaval em Paris com uma comitiva de deputados. Eles participaram de um encontro de cooperação entre Brasil e França com o chefe da Assembleia Nacional francesa, Richard Ferrand.

Outra prioridade no retorno do Congresso é o projeto de reforma administrativa. O texto deve ser encaminhado pelo governo federal na semana que vem, já que o ministro Paulo Guedes estará de férias até esta sexta (28).

O presidente Jair Bolsonaro já assinou a proposta que pretende mudar os direitos dos futuros servidores federais. O projeto ainda não foi detalhado, mas os pontos adiantados pelo governo nos últimos meses incluem a revisão dos salários iniciais, a redução no número de carreiras e o aumento no prazo para o servidor atingir a estabilidade. 

Com informações do R7

Pontos moeda