• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Eco-101 confirma duplicação de trecho entre Viana e Guarapari

  • COMPARTILHE
Política

Eco-101 confirma duplicação de trecho entre Viana e Guarapari

Realizada em Brasília, a reunião contou com a presença de grande parte da bancada capixaba e discutiu também a redução da tarifa do pedágio com base no Acórdão 290/2018 do Tribunal de Contas da União (TCU)

Em audiência pública junto a Comissão de Fiscalização da BR 101, o diretor da ECO 101 Roberto Paulo Hanke confirmou que a concessionária que administra a BR-101 no Espírito Santo vai começar em abril a duplicação de um trecho de 30 quilômetros da rodovia, localizado entre Viana (Km 305) ao trevo de Guarapari (Km 335).

Realizada em Brasília, a reunião contou com a presença de grande parte da bancada capixaba e discutiu também a redução da tarifa do pedágio com base no Acórdão 290/2018 do Tribunal de Contas da União (TCU).

“O compromisso da Comissão é republicano, e procuramos duas coisas fundamentais: preço justo da tarifa e a duplicação da rodovia. Continuaremos a debater para alcançar o que for melhor para o Espírito Santo e para a economia do Brasil”, afirmou o deputado federal Marcus Vicente (Progressistas), coordenador da Comissão.

O órgão solicitou recálculos sobre as cobranças com base no aumento concedido sob a influência da Lei dos Caminhoneiros e também sobre a conclusão das obras em atrasos na duplicação da BR 101 que corta o Espírito Santo.

De acordo com a informação publicada no Diário Oficial da União (DOU) em janeiro deste ano, foi aprovado a 5ª revisão Extraordinária da Tarifa de Pedágio – TBP com efeitos negativos de 7,22%. Isso significa que para os cálculos do reajuste da tarifa de pedágio de maio 2018, inicia-se -7,22%, devendo ser inseridos os demais itens contratuais como, por exemplo, a inflação (IPCA) a implantação dos radares transferidos dos DNIT para a Eco 101.

“A Eco 101 está empenhada em cumprir o contrato, e nós precisamos que a ANTT, com o apoio dessa Comissão, estude a reformulação. Queremos manter o grupo de investimentos, e o compromisso que é a duplicação dos 475 km”, disse o Superintendente Roberto Paulo Hanke.

Em andamento

Hanke também detalhou os investimentos e os trechos que já estão sendo duplicados no Estado. De acordo com Hanke, o trecho de João Neiva já está com 65% das obras concluídas e o contorno de Iconha já tem 60% das obras prontas.