Política

Petistas criticam 'espetáculo' da transmissão de julgamento

Redação Folha Vitória

Petistas na Câmara criticaram o "espetáculo" da transmissão do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e disseram que não se surpreenderam com a decisão da Quinta Turma da Corte. Em uma sessão transmitida ao vivo, os ministros rejeitaram, por unanimidade, o habeas corpus preventivo de Lula. "O que vem acontecendo é a consolidação do processo penal do espetáculo", criticou o deputado Wadih Damous (PT-RJ).

Os petistas apelaram na tarde desta terça-feira, 6, para que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, paute a questão da prisão após julgamento em segunda instância o quanto antes. "O que aconteceu hoje não foi inesperado. Agora a última palavra é do Supremo (Tribunal Federal)", disse Damous. O deputado afirmou que a ministra precisa agora se "comportar como presidente do STF" e não como "árbitra do processo político".

O líder da bancada na Câmara, Paulo Pimenta (RS), disse que a transmissão da sessão do STJ gerava "perplexidade". "Alguém em sã consciência pode compreender uma medida como essa a não ser tornar espetáculo e transformar processos em peças de disputa na opinião pública?", atacou. Pimenta falou em seletividade e chamou a decisão de "atentado contra o estado democrático de direito".

Pimenta também criticou o que chamou de politização do processo contra Lula. "Esperamos que o STF atue como guardião da Constituição", completou o líder.

Pontos moeda