Eleições 2018

Política

Pesquisa eleitoral FlexConsult/Rede Vitória mostra empate técnico entre candidatos ao Senado

Seis meses antes da votação do processo eleitoral, o levantamento mostra a indefinição na disputa ao Senado no Espírito Santo

A Rede Vitória apresentou na última segunda-feira (16), a primeira pesquisa de intenção de votos dos capixabas com registro na justiça eleitoral, realizada pelo Instituto FlexConsult, em parceria com a TV Vitória. Domingos Martins foi um dos municípios sorteados para a pesquisa eleitoral.

O levantamento foi realizado ao longo do período de filiação partidária e de desincompatibilização, previstos na legislação. As estatísticas mostram o início da organização do quadro eleitoral nas disputas ao Governo do Espírito Santo e ao Senado.

Na corrida pelas duas vagas de senadores, três candidatos aparecem em situação de empate técnico na pesquisa de aprovação espontânea, quando não são apresentados os nomes dos concorrentes às vagas. Magno Malta (PR) aparece com 6,5% da preferência, seguido por Amaro Neto (PRB), com 5,3%, e Ricardo Ferraço (PSDB), com 5,2%. Completam o ranking Sérgio Majeski (PSB), com 1% e Fabiano Contarato (Rede), com 0,20%.

“Os dados mostram que as três principais candidaturas estão com um nível de ativismo eleitoral intenso”, avalia o coordenador técnico da pesquisa, o cientista político, Fernando João Pignaton.

Na pesquisa de rejeição espontânea, quando os pesquisados são questionados em quem não votaria de jeito nenhum para senador, Magno Malta aparece com 2,9% de rejeição, seguido por Sérgio Majeski, com 1,7%, Rose de Freitas, com 1,4%, Ricardo Ferraço, com 1%, e Amaro Neto com 0,4%.

O empate técnico entre os três principais candidatos permanece na aprovação induzida, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados, embora, numericamente, Amaro Neto assume a liderança com 38% das intenções de voto. Magno Malta aparece em 2º, com 37,7%, e Ricardo Ferraço com 32,8%, o que o coloca em empate técnico com os outros dois candidatos, pois a diferença é menor que 6.2%.

Na rejeição induzida, Magno Malta aparece com 12,5%, seguido por Sérgio Majeski, com 10,8%, Amaro Neto, com 6,8%, e Ricardo Ferraço, com 6,7%.

O coordenador técnico da pesquisa, cientista político, Fernando João Pignaton, analisa a indefinição no cenário eleitoral. “Em resumo, temos um quadro inicial nessa disputa ao Senado de polarização especificamente entre três candidatos – Amaro Neto, Magno Malta e Ricardo Ferraço – o que já é o prenúncio de uma eleição muito disputada no Espírito Santo para as duas vagas de senador”.

Análise da pesquisa

Sobre o levantamento - O Instituto FlexConsult realizou mil entrevistas na Grande Vitória e regiões noroeste, litoral norte, Central e Sul entre os dias 07 a 16 de março. A margem de erro é de 3,1% e o Nível de Confiança de 95%. A primeira pesquisa de intenção de votos para as Eleições 2018 da Rede Vitória foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número ES-00817/2018.

A metodologia da pesquisa teve como base um levantamento estatístico de tipo survey, indicada quando se deseja responder questões que expressem opiniões, costumes ou características de um determinado público-alvo. As entrevistas são domiciliares, sendo os entrevistados escolhidos ao acaso nos bairros.

O instituto é certificado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e a European Society for Opinion and Marketing Research (ESOMAR), certificadora internacional. A coordenação técnica da pesquisa ficou a cargo do representante brasileiro na sociedade internacional de políticas sociais e cientista político Fernando João Pignaton, especialista em Políticas Públicas pela UFES, e da psicóloga Ana Paula Levier, doutora em psicologia pela Universidade Paris VII.

Pontos moeda