Política

Prefeitos devem agir rápido contra o Coronavírus, mostra pesquisa

Participantes de levantamento realizado pelo Instituto FlexColsult afirmam que prefeituras devem se preocupar com ajuda social durante pandemia

Foto: Reprodução
Luciano Rezende foi apontado como prefeito que teve ação rápida na crise

A pesquisa qualitativa do Instituto FlexConsult que avalia como o cidadão percebeu as ações das prefeituras durante esta crise do Coronavírus mostrou que os participantes que concordam com o isolamento social Eles acreditam que prefeitos e prefeituras devem adotar ações, apoiar o discurso e a posição do governo do Estado. Essa é a medida primordial para vencer a batalha contra a covid-19. Para eles, isso já está acontecendo pois “foi certo o Casagrande ter baixado uma lei estadual logo no início da crise".

O pensamento de quem participou do levantamento é de que os prefeitos precisam investir na segurança das equipes das unidades básicas e das equipes da Saúde da Família (máscaras e luvas pelo menos). Garantir que as unidades de saúde estejam abertas e em pleno funcionamento e que tenham atendimento diferenciado aos idosos.

"O levantamento aponta que alguns prefeitos demoraram um pouco a agir. Mas, aqueles que se alinharam ao pensamento de apoiar a ciência e o que as equipes técnicas pregam saíram na frente. A Prefeitura de Vitória, com o prefeito Luciano Rezende, por exemplo, acompanhou de imediato as medidas tomadas pelo governo. O mais importante agora, para os entrevistados, é focar em ações sociais como identificar quem precisa de alimentação, conseguir cestas básicas e realizar ações que esteja próximas do cidadão", afirmou o responsável técnico pela pesquisa, Fernando Pignaton.

Para os participantes do levantamento qualitativo, é nas periferias que estão os maiores desafios. "As casas são muito perto uma da outra. Tem muita gente morando perto uma da outra...", disse um dos entrevistados. Os participantes indicam também que, além de garantir alimentos para as famílias que perderam renda, ou tiveram recursos reduzidos, é necessário adotar estratégias para as pessoas que moram nas ruas.

Com relação à economia, os participantes apontam que, o que for de responsabilidade do município, em se tratando de impostos, deve ser postergados ou parcelados (em mais prestações), como por exemplo o IPTU.

Para a grande maioria dos participantes, e muito importante as prefeituras assumirem seu papel nesse momento, essa será a moeda da eleição para prefeito. Para eles, “se o prefeito agir certo, leva o voto para o seu sucessor”. Ou seja, fica claro no estudo que o Coronavírus vai impactar de forma muito importante e relevante nas próximas eleições municipais.

Esta é a primeira vez que uma pesquisa qualitativa de governos é aberta para  publicação no Estado, de acordo com o cientista político Fernando Pignaton. Foram recrutados, no período de 28 a 31 de março, 60 participantes pertencentes ao cadastro de recrutados em outras pesquisas qualitativas e abordados por telefone e internet nas principais cidades da Grande Vitória e 15 participantes em cidades-polos de cada uma das regiões Sul, Norte, Noroeste e Central Montanhosa do Estado, totalizando 120 participantes.

Pontos moeda