Política

CPI fecha cerco contra site com anúncio de venda de animais silvestres

Representantes da OLX tem até duas semanas para se reunir com órgãos ambientais e outros representantes para definir estratégias para coibir a venda

A CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais determinou que o site OLX se reúna com os órgãos ambientais e representantes de reservas de patrimônio natural do Estado em até duas semanas para definir estratégias que impeçam a comercialização de animais silvestres pelo site.

A decisão foi tomada durante a última reunião do colegiado, que aconteceu na noite da última terça-feira (8), na Assembleia. Além dessa determinação ao site, a presidente da Comissão, deputada Janete de Sá (PMN), pretende acionar as polícias Ambiental e Federal, o Ciodes, o Ministério Público Estadual, para que esses órgãos possam realizar ações para coibir a prática deste tipo de crime, previsto na Lei Federal nº 9605/98.

“De acordo com denúncias encaminhadas à CPI, pássaros capturados na natureza são vendidos sem anilhas e registro em órgãos ambientais e os valores variam de acordo com cada espécie. Denúncia dá conta de que as aves como trinca ferro, coleiro, sanhaço e até papagaio chauá, todas ameaçadas de extinção, estão sendo vendidas livremente".

Pontos moeda