Política

Em entrevista exclusiva, Paulo Hartung fala sobre os programas prioritários para a Educação no ES

O chefe do executivo capixaba falou sobre o "tripé da educação" no Estado: Escola Viva, Jovem do Futuro e o Pacto pela Aprendizagem (PAES).

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, conversou com exclusividade com o jornalista e apresentador do Cidade Alerta ES, Fernando Fully. Na entrevista, o chefe do executivo capixaba falou sobre o "tripé da educação" no Estado, os três programas prioritários: Escola Viva, Jovem do Futuro e o Pacto pela Aprendizagem (PAES).

Hartung falou sobre os desafios enfrentados pelo Espírito Santo e por todo país para solucionar alguns problemas que acometem o Brasil. "As políticas públicas estão repetindo erros do passado, nossos e dos outros, e levando um país, que estava começando a respirar e melhorar a vida, para uma situação desagradável como esta. Nós temos que pensar como tirar o país dessa encrenca que entrou", disse.

O governador também destacou as oportunidades de formação profissional para jovens das comunidades integrantes do programa Ocupação Social. "Estamos levando formação profissional, cultura, instituímos editais de cultura para estas comunidades. Os editais de cultura são ótimos, democratizam o acesso do dinheiro da cultura, que no Brasil inteiro chega muito à classe média, não desce ao 'povão'. E os resultados são extraordinários. Queria dizer o principal resultado: já medindo, o homicídio nestas comunidades está caindo".

Com otimismo, Hartung acredita que há solução para o atraso educacional no Brasil e afirma que o Espírito Santo está no caminho certo. "O Brasil cometeu um erro histórico. Isso vem da chegada dos portugueses nas terras brasileiras, vem de longe. Só que tem conserto e isso que é importante. A experiência capixaba desses últimos anos, desde 2003, quando chegamos pela primeira vez no governo, a experiência tem elementos bons e transformadores".

O governador também revela que sonha em ver o Espírito Santo mandando jovens qualificados para todo Brasil e faz uma avaliação dos investimentos com a Educação no Estado. "Estamos melhorando nossa rede de escola de turno e os resultados estão chegando. Educação não é plantar e colher. Não é assim. É plantar e cuidar para obter resultados a médio ou longo prazo. É essa construção que estamos fazendo nas terras capixabas. Eu sonho em ver o Espírito Santo como um grande provedor de jovens qualificados para o Brasil".

Escola Viva

O programa Escola Viva já está ofertando 20 mil vagas para estudantes de várias regiões do espírito santo. Em 2018, mais 15 unidades de tempo integral foram inauguradas, somando 32 escolas vivas, implantadas em 23 municípios do estado.

Pacto pela Aprendizagem no ES

O pacto pela aprendizagem no Espírito Santo (PAES) é uma política pública criada para propor ações para melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à sua idade e nível de escolarização.

Jovem de Futuro

No Espírito Santo, o Jovem de Futuro começou em 2015, com o intuito de melhorar o desempenho educacional dos alunos do Ensino Médio da rede pública. Atualmente, 236 escolas atuam no programa beneficiando mais de 80 mil estudantes, contemplando toda a rede pública de ensino médio.

Pontos moeda