• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Prefeito de Guarapari é convocado pela comissão de produtores rurais para reunião

  • COMPARTILHE
Política

Prefeito de Guarapari é convocado pela comissão de produtores rurais para reunião

Os moradores começaram e se organizar com reuniões, para solicitar melhorias para o interior de Guarapari

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

Estradas de difícil acesso para os transportes escolar e coletivo, escoamento das colheitas comprometido e sem condições mínimas de circulação nas estradas das áreas rurais, essas são as reclamações dos moradores das áreas rurais para com o poder público. A população rural está se mobilizando para melhorar às condições precárias em que se encontram as estradas, e, segundo moradores, o interior do município está em estado de abandono e o poder público tem feito muito pouco para suprir essa necessidade.

Os moradores se reuniram pela segunda vez na última quinta-feira (07), na comunidade de Rio Claro, na tentativa de se organizarem para exercerem o direito de solicitar melhorias para as regiões onde moram. Compareceram cerca de 100 produtores rurais que organizaram um documento, protocolado na data de hoje (11), convidando o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, para participar do próximo encontro da classe no dia 14 de junho às 18h30 na quadra do Campo de Futebol de Rio Claro.

De acordo com moradores, o objetivo da presença do executivo nessa próxima reunião é para em conjunto traçarem uma meta de atuação, e planejar ações que possam melhorar de forma significativa as condições de circulação respeitando o direito de escoamento da produção agrícola, da agricultura familiar, do transporte escolar e do transporte coletivo.

Em apoio aos produtores, o vereador Marcos Grijó faz coro com os conterrâneos na urgência das intervenções a serem feitas nas regiões. ”Não podemos ficar mendigando melhorias para as áreas rurais, temos direito a 8% da receita para ser investido nessas áreas e não estamos vendo esse investimento. Só paliativos como tapa buracos e o mínimo possível em educação e saúde”, contou.

Para o parlamentar, é necessário asfaltar essas estradas de acessos de forma rápida e eficiente. “Essas estradas estão atrapalhando o escoamento das produções agrícolas, principalmente agora na época da colheita do café. Depois de todo o trabalho para chegar à colheita e não ter como circular nas estradas para a venda do produto e com isso a melhora dos recursos do produtor, é inadmissível”, ressaltou Grijó.