Política

Futuro presidente do STJ recebe comenda na Assembleia Legislativa

Em sessão solene virtual, Humberto Martins recebeu a mais alta honraria do Legislativo capixaba, a comenda Domingos José Martins

Foto: Reprodução /Youtube
Humberto Martins participou de solenidade virtual da Assembleia

A sessão virtual da Assembleia Legislativa desta terça-feira começou de forma diferente. Antes da sessão ordinária, o presidente da Casa, Deputado Erick Musso (Republicanos) pediu licença aos parlamentares para abrir uma sessão solene, com o objetivo de conceder a comenda Domingos Martins ao futuro presidente do Superior Tribunal de Justiça (assume no final de gosto) e corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Humberto Martins. A comenda é a mais alta honraria do Legislativo capixaba e a sessão solene teve presença virtual de várias autoridades.

O ministro agradeceu a honraria e, em seu discurso, enalteceu a guerra contra o novo coronavírus e o papel da Justiça. “Enfrentar a pandemia é um grande desafio. Não falo apenas dos prejuízos financeiros, mas também os psicológicos, que impedem o cidadão a estender a mão a seu próximo. O Judiciário no Brasil é viável e seu papel cresce a cada dia em todas as instâncias”.

Humberto Martins agradeceu a comenda e exaltou o Espírito Santo. “Agradeço a honraria. É uma alegria grande retornar ao ES mesmo de forma virtual para receber essa homenagem. Sabemos que a palavra capixaba, segundo estudiosos do Tupi, significa terra limpa para a produção, mostrando a vocação para o trabalho desde a origem desse povo. Recebo com carinho, com respeito e com amor pelo povo do Espírito Santo”, disse o ministro.

A comenda foi proposta pelo deputado Marcelo Santos (Podemos). O coordenador da bancada capixaba no Congresso, deputado Josias da Vitória (Cidadania) também participou da homenagem e disse que “o STJ é uma das instituições mais importantes para proferir a justiça em nosso país. Nós capixabas nos sentimos honrados e como se todos estivéssemos contemplando essa honraria ao ministro Humberto Martins”.

A procuradora de Justiça do Estado, Luciana Andrade, também participou e elogiou o ministro. “O Ministério Público como instituição democrática e cidadã parabeniza o ministro por essa comenda em consideração ao seu vasto currículo, mas acima de tudo pelo ser humano e brasileiro que é e pelos serviços que presta pela estabilidade de nossa república”. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior destacou a atuação do presidente do STJ como “algo que muito dignifica e muito honra toda a magistratura”.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Ronaldo Gonçalves, destacou a contribuição do ministro ao Direito de todo o País. “Homenagem merecidamente prestada ao ministro. Sempre se concede a comenda a pessoas que lutam pela Justiça, o nosso Domingos José Martins é lembrado”.

O governador do Estado, Renato Casagrande, disse que a homenagem foi muito consistente e importante para o Estado. “Estamos honrados pela possibilidade de homenagear uma pessoa que merece. O ministro tem serviços prestados à Justiça, ao País, mas tem também ao Espírito Santo. Tenho certeza que, assumindo o STJ, fará um excelente trabalho. Me associo a essa homenagem e coloco o governo do Estado ao lado da Assembleia”

O presidente da Assembleia também parabenizou o futuro presidente do STF. "É com muita alegria que concedemos essa honraria, desejando muita sorte e que vossa excelência possa ter uma profícua atuação enquanto presidente do STJ", disse.

Pontos moeda