Política

Câmara de Vila Velha aprova proibição de canudos de plástico em estabelecimentos da cidade

Após ser aprovado na sessão desta segunda-feira, o projeto segue para o prefeito Max Filho, que terá 15 dias para sancionar ou vetar o mesmo

A Câmara Municipal Vila Velha aprovou, durante a sessão desta segunda-feira (20), a proibição de canudos de plástico em estabelecimentos do município. O Projeto de Lei nº 3.201/18, de autoria dos vereadores Bruno Lorenzutti (PODE) e Mirim Montebeller (PODE), foi aprovado em regime de urgência.

O projeto proíbe o fornecimento e a utilização de canudos em restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia, ambulantes e similares. A matéria, que propõe a substituição do item por materiais como papel biodegradável ou reciclável, segue agora para sanção do Poder Executivo, que terá 15 dias para  sancionar ou vetar o mesmo. 

Para Lorenzutti, é indispensável que o Poder Público promova ações que determinem a redução do uso de materiais plásticos. “Estamos vivendo em uma era onde não podemos mais permitir que produtos não biodegradáveis sejam comercializados. O canudo de plástico, por exemplo, pode levar até mil anos para se decompor, trazendo inúmeros problemas para o ecossistema. Mas não é só o meio ambiente que perde, somos todos nós”, garantiu o vereador.

Acompanhando o raciocínio do correligionário, o vereador Mirim Montebeller defendeu o projeto fazendo um alerta sobre os prejuízos da utilização do referido item para a saúde. “Canudos plásticos contêm Bisfenol A, um produto químico empregado que imita a atividade de hormônios, o que pode levar a distúrbios reprodutivos, câncer de mama e de próstata, diabetes, doenças cardíacas e outros comprometimentos de saúde", finalizou.

A partir do momento que for sancionado, o projeto garante que quem descumprir a nova Lei será multado em aproximadamente R$ 2 mil, valor que será dobrado em caso de reincidência.


Pontos moeda