Política

Confira quando começa o horário eleitoral gratuito na TV e no rádio

Caso haja um eventual segundo turno, as propagandas serão transmitidas entre os dias 12 e 26 de outubro

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória

O primeiro turno das eleições gerais de 2018 acontece no dia 7 de outubro, quando eleitores de todo o país votam para decidir quem deve ocupar os cargos de presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil possui 147 milhões de eleitores aptos a participar da eleição. No Espírito Santo, o número de eleitores é de mais de 2,7 milhões.

Para auxiliar a população na escolha do seu candidato surge o horário eleitoral gratuito, que é obrigatório nas emissoras de televisão e rádio de todo o país.

O horário político nos principais meios de comunicação começa no próximo dia 31 de agosto e segue até o dia 4 de outubro, três dias antes do pleito. Caso haja um eventual segundo turno, as propagandas serão transmitidas entre os dias 12 e 26 de outubro.

Mas a propaganda eleitoral nas ruas começa muito antes. Já está liberada a partir do próxima quinta-feira (16) e segue até o dia 6 de outubro, véspera das eleições. Com isso, a utilização de alto-falantes, a divulgação de propaganda na internet e a realização de comícios, assim como a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata e a divulgação dos jingles ou mensagens de candidatos, estão liberados.

Pontos moeda