Eleições 2018

Política

Eleições 2018: nove dos dez deputados federais do ES vão tentar se reeleger

A informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nove dos dez deputados que compõem a bancada federal capixaba vão tentar a reeleição, nas eleições de outubro. Apenas o deputado Carlos Manato (PSL) não vai disputar a reeleição porque vai tentar o governo do Estado. A informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os candidatos que vão tentar renovar os mandatos por mais quatro anos são: Jorge Silva (SDD), Evair de Melo (PV), Paulo Foletto (PSB), Helder Salomão (PT), Givaldo Vieira (PC do B)*, Lelo Coimbra (MDB), Marcus Vicente (PP), Norma Ayub (DEM) e Sérgio Vidigal (PDT).

O fenômeno não é exclusivo da bancada capixaba. Um levantamento preliminar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta que dos 513 deputados federais, 81,7% tentarão se reeleger.

O fato também não é novidade. Segundo o Diap, o índice de parlamentarem que tentarão a reeleição em 2018, é um pouco superior à média histórica, que é de 80,23%.

Senado

No Senado, o cenário não é diferente. Os dois parlamentares que deixarão o cargo neste ano, tentarão ficar mais oito anos no poder. Ricardo Ferraço (PSDB) e Magno Malta (PR) disputarão com mais oito candidatos as duas vagas que não querem perder.

O Senado terá recorde no número de candidatos à reeleição. Dos 81 parlamentares, 54 finalizam o mandato no fim deste ano e pelo menos 35 tentarão se reeleger. Este será o primeiro pleito após a operação Lava Jato. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, 24 senadores podem ou já são réus na Justiça, e a renovação dos mandatos garante aos senadores a manutenção do foro privilegiado.

*Erramos: a publicação da matéria se deu às 9h48 e apesar de informar corretamente nove parlamentares, o nome de Givaldo Vieira, do PC do B, não constava na lista. O nome de Givaldo foi acrescentado às 16h33.

Com informações de Lucas Pisa, da TV Vitória e pesquisa em conteúdos da Agência Brasil e Estadão Conteúdo

Pontos moeda