Eleições 2018

Política

Quatro candidatos ao governo do Estado ainda estão sem registro no TSE

Para o Senado, apenas quatro candidatos já regularizaram a situação. O prazo termina nesta quarta-feira (15)

André Vinicius Carneiro

Redação Folha Vitória

O prazo para partidos e coligações apresentarem os pedidos de registro das candidaturas termina nesta quarta-feira (15). No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 2 dos 6 candidatos ao Executivo Estadual que tiveram os nomes aprovados nas convenções partidárias apresentaram os pedidos de registro até às 22 horas desta terça-feira (14):

- Manato (PSL)

- Rose de Freitas (Podemos)

A expectativa é de que os quatro candidatos restantes regularizem a situação até o fim desta quarta-feira (15). São eles: André Moreira (Psol); Aridelmo Teixeira (PTB); Jackeline Oliveira Rocha (PT) e Renato Casagrande (PSB).

Registro de bens

O candidato ao governo do Estado, Carlos Manato (PSL), declarou possuir bens avaliados em R$ 2.198.550,32. Já Rose de Freitas (Podemos) apresentou um valor de R$ 622.489,10.

Senado

Nas eleições de 2018, os eleitores do Espírito Santo vão poder eleger dois senadores. Dos 10 candidatos que tiveram os nomes definidos nas convenções partidárias, apenas 4 já regularizaram a candidatura no TSE:

- Fabiano Contarato (Rede)

- Magno Malta (PR)

- Subtenente Assis (PSL)

- Ulisses Pincelli (Novo)

Presidência

Até esta terça-feira (14), oito candidatos já haviam apresentado os pedidos de registro para a Presidência da República: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo) e Vera Lúcia (PSTU).

É aguardado para a tarde desta quarta-feira o registro da candidatura do ex-presidente Lula. Porém, como ele está preso em Curitiba, há dúvidas se deve ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que o tornaria inelegível.

Registros

O candidato que tiver o pedido de registro deferido será considerado apto a concorrer ao pleito de outubro. O pedido de registro será indeferido quando o candidato for inelegível ou não atender a qualquer das condições de elegibilidade.

Se apresentar recurso, o candidato será identificado como "indeferidos com recurso”. São os chamados “sub judice”, pendentes. Neste caso, o candidato com pendência pode fazer campanha eleitoral normalmente e utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, além de ter o nome mantido na urna eletrônica enquanto o recurso não for julgado.

Se a análise não ocorrer antes da eleição, o candidato aparece na urna e os votos são computados, mas aparecem zerados na contagem final da eleição. Só serão contabilizados como válidos caso o recurso seja aceito.

Propaganda eleitoral

A partir desta quinta (16) estará permitida a realização de propaganda eleitoral em comício, carreata, distribuição de material impresso e propaganda na internet, desde que não paga, como sites próprios.

No rádio e na TV, a propaganda só começa dia 31 de agosto, após elaboração de plano de mídia por parte dos partidos, Justiça Eleitoral e emissoras de TV.

Pontos moeda