Política

Eleições 2022: eleitores com deficiência têm até o dia 18 deste mês para pedir troca de seção no ES

Segundo as estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito deste ano, o Estado conta com 24.112 eleitores com algum tipo de deficiência

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: pexels

Os eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida têm até o dia 18 deste mês para procurar os cartórios eleitorais do Espírito Santo e pedir transferência temporária para seções adaptadas, com mais acessibilidade. 

Segundo as estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgadas este ano, o Estado conta com 24.112 eleitores com algum tipo de deficiência. Deste total, 8.063 (31,02%) possuem dificuldade de locomoção; 2.877 (11,07%) têm deficiência visual; 1.736 (6,68%) têm algum grau de surdez; e 832 (3,2%) possuem limitações para o exercício do voto. Enquanto isso,  12.488 (48,04%) têm deficiências não especificadas nos dados apresentados pelo TSE.

Transferência

A transferência temporária está prevista na Resolução nº 23.669/2021, do TSE. De acordo com a norma, a transferência pode ser feita para qualquer seção (independente da zona) escolhida pelo eleitor de acordo com a sua conveniência.

Como em 2022 as eleições são gerais, a transferência pode ser solicitada em todo o território nacional, com uma ressalva. Eleitores que votam no Espírito Santo e pedirem transferência temporária para outro estado, poderão votar apenas para presidente da república. Já as transferências entre as cidades do mesmo estado permitem os cinco votos: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

Como solicitar

Para garantir a transferência para outro local de votação, é necessário fazer a requisição em qualquer cartório eleitoral. Na ocasião, deve ser apresentado um documento oficial com foto e indicar o local de votação da preferência.

Ao solicitar a transferência, o eleitor fica temporariamente desabilitado para votar na sua seção de origem e apto para escolher seus candidatos no local indicado na solicitação. Isto valerá apenas durante o pleito de 2022. Solicitações permanentes só serão realizadas na reabertura do cadastro eleitoral, em dezembro.

Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES)

A reportagem procurou o TRE-ES para saber da Corte qual o quantitativo de seções adaptadas para receber os eleitores com deficiência no pleito deste ano. O Tribunal afirmou, por meio de sua assessoria, que "o trabalho do TRE-ES é garantir que todos os locais de votação sejam acessíveis para os eleitores. Os cartórios estão fazendo o levantamento de quais seções não são acessíveis para que os eleitores sejam direcionados para os locais que garantam conforto e acessibilidade".

Pontos moeda