Eleições 2018

Política

Em visita a Vitória, Geraldo Alckmin defende investimento em refino de petróleo no Brasil

Candidato à Presidência da República pelo PSDB chegou à capital capixaba na tarde desta quinta-feira, onde participou de agenda de campanha

Geraldo Alckmin falou para empresários na sede do Setpes, em Santa Lúcia | Foto: Divulgação/PSDB

O candidato a presidente da República pelo PSDB Geraldo Alckmin defendeu, nesta quinta-feira (13), em visita a Vitória, que o Brasil passe a produzir o derivado de petróleo como solução para redução dos valores cobrados dos consumidores. 

O tucano disse que pretende abrir o mercado para empresas especializadas em refino e poços maduros para tirar mais petróleo e gás. Alckmin argumentou que esta nova política irá gerar mais investimentos, empregos, equipamentos, maior produção e receitas para estados e municípios.

“Como tornar o derivado de petróleo mais barato? É fazer refino no Brasil. Nós estamos mandando petróleo bruto para fora e voltando o derivado. Você perde o frete de ida e de volta, gera emprego lá fora e paga mais caro. Precisa ter mais refinarias e ampliar o refino no Brasil. Isso não se faz porque a Petrobras não tem dinheiro para tudo. Quero trazer duas propostas: refino, nós vamos quebrar o monopólio. Vamos trabalhar muito a indústria do petróleo e gás”, afirmou.

Aos jornalistas, o tucano criticou a atual política de preços praticada pela Petrobras, com reajustes frequentes e disse que estes deveriam ocorrer a cada 30 ou 60 dias. “Nós defendemos que o reajuste não pode ser diário e sim a cada 30, 60 dias. Você faz uma média e se o barril do petróleo subir muito reduz imposto. É o que se chama de colchão tributário”, defendeu.

Geraldo Alckmin também falou de suas propostas para a área da segurança pública. "O Governo Federal tem o dever de liderar esse trabalho. Não é específico do estado é no Brasil inteiro. O Brasil tem 17 mil km de fronteira seca com os grandes produtores de droga, tráfico de arma, contrabando. Vamos implantar tecnologia. Ampliar o sistema de controle de fronteira. Integrar inteligência dos estados: Polícia Federal, Forças Armadas, Abin, Polícia Rodoviária Federal e ter uma Guarda Nacional permanente", afirmou.

Visita

Alckmin chegou a Vitória por volta das 16 horas. O primeiro compromisso do tucano na capital capixaba foi na Avenida Marechal Campos, onde participou de uma caminhada com eleitores e com candidatos do PSDB no Espírito Santo.

Geraldo Alckmin participou de caminhada na Avenida Marechal Campos | Foto: Divulgação/PSDB

Em seguida, Alckmin participou de um encontro com empresários do Fórum de Entidades e Federações do Espírito Santo na sede do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Espírito Santo (Setpes), em Santa Lúcia. Logo depois, o candidato do PSDB seguiu para o comitê do partido na Avenida Vitória, em Bento Ferreira.

Pontos moeda