Eleições 2018

Política

Jovens questionam candidatos ao Governo do ES em programa de política do Folha Vitória

O programa Vem Debater promove uma aproximação entre a classe jovem com os candidatos ao Governo do Espírito Santo nas Eleições 2018

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória

Foi ao ar, nesta quinta-feira (19), o programa de política do jornal online Folha Vitória, Vem Debater. O programa, voltado para o jovem capixaba, promove uma aproximação entre a classe com os candidatos ao Governo do Espírito Santo nas Eleições 2018. Com cinco episódios, o programa está disponível no YouTube do Folha Vitória.

Participaram do programa os candidatos Aridelmo Teixeira (PTB), André Moreira (PSOL), Rose de Freitas (Podemos), Carlos Manato (PSL) e Jackeline Rocha (PT). O candidato Renato Casagrande (PSB) não participou sob alegação de que teria outros compromissos nos horários de gravação do Vem Debater. O programa foi comandado pelo jornalista Abner Dutra.

Durante um mês, os jovens capixabas tiveram a oportunidade de enviar perguntas, em vídeo, para os candidatos através das redes sociais do Folha Vitória. Abner Dutra revela ficou impressionado com o engajamento dos jovens na política. "Os jovens aceitaram o nosso pedido. Eles tiveram a oportunidade de conversar com os candidatos. Vimos perguntas voltadas para diversas áreas. O programa está muito bom. Foi uma surpresa ver como o jovem do Estado está engajado e quer extrair o máximo do candidato para pensar bem antes de votar", afirma.

Cada episódio tem duração de 20 minutos, nos quais os candidatos ficaram livres para responder os questionamentos enviados. Dutra comenta que a ideia do programa surgiu após a produção entender, junto à gerência de jornalismo da Rede Vitória, que o cenário da política no Espírito Santo pode ser decidido pelo público jovem.

"Mediante a esse entendimento, pensamos em conversar política com os jovens. Pensamos no projeto após um bate papo entre amigos em que percebemos que nem todos conheciam muito bem os candidatos e nem suas propostas. Acredito que o resultado é bastante satisfatório. Os jovens tiveram dúvidas sanadas e foi esse o objetivo do projeto", finaliza.

Veja os episódios do programa abaixo:


Pontos moeda