Política

Coser, Gandini e Pazolini estão empatados em Vitória

João Coser, do PT, aparece com 17,2%, seguido de Gandini (Cidadania) e Pazolini (Republicanos), ambos com 13,3%

Foto: Reprodução/Facebook/Montagem / Folha Vitória

Um empate triplo pela disputa da Prefeitura de Vitória. É isso que aponta a segunda pesquisa de intenção de voto Rede Vitória/Futura na capital do Estado. No levantamento estimulado, em que são apresentados os nomes dos candidatos, o eleitor respondeu à pergunta: “Sabendo que os candidatos são estes, e se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Vitória?”. João Coser (PT) tem 18,5% e em seguida, com o mesmo percentual, de 16,8% para cada um, estão Gandini (CIDADANIA) e Pazolini (REPUBLICANOS).

Na sequência aparecem Neuzinha (PSDB), com 7%; Capitão Assumção (PATRIOTA), com 6,2%; Sergio Sá (PSB), com 4,2%; Mazinho (PSD), com 4,2%; Coronel Nylton (NOVO), com 2,5%; Namy Chequer (PC do B), com 1,3%; Gilbertinho Campos (PSOL), com 1,2%; Fabio Louzada (MDB), com 0,3%; Halpher Luiggi (PL), com 0,3%; Raphael Furtado (PSTU), com 0,2%. O candidato Eron Domingos (PRTB) não foi citado, mesmo com a apresentação de seu nome entre os candidatos que disputam a Prefeitura de Vitória.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

Quando a pesquisa trata de rejeição, a pergunta aos eleitores foi: “E em qual desses você não votaria em nenhuma hipótese?”. Cada entrevistado poderia responder mais de um nome. João Coser aparece em primeiro com 32%. Em segundo vem Capitão Assumção, com 20,5%. Gandini aparece em seguida com 14,2%.

Na sequência estão Neuzinha, com 10,2%; Coronel Nylton, com 8,2%; Delegado Pazolini, com 7,3%; Mazinho, com 6,3%; Sergio Sá, com 6%; Namy Chequer, com 5,7%; Halpher Luiggi, com 4%; Fabio Louzada, com 3,8%; Gilbertinho Campos, com 3,2%; Eron Domingos, com 2,7%; e Raphael Furtado, com 2,5%. Rejeita todos tem 3,3%. Não rejeita nenhum fica com 11,7%. Não sabe, não respondeu tem 9,7%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

Evolução

A nova pesquisa de intenção de votos de Vitória também apresenta a evolução dos candidatos em comparação com a pesquisa anterior, divulgada no dia 7 de outubro. Na comparação das pesquisas de intenção estimulada de voto, o crescimento do candidato do PT foi bem menor, de um ponto percentual. Em compensação, o candidato Delegado Pazolini foi de 9% para 16,8%. Já Gandini, que está empatado tecnicamente com os outros dois passou de 14,2% para os mesmos 16,8% de Pazolini.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

Quando a comparação é da rejeição entre uma pesquisa e outra, mais uma vez João Coser dá um salto maior, em números absolutos. O percentual passou de 25,5% na primeira pesquisa para 32% na segunda. Logo em seguida vem Capitão Assumção que passou de 17,7% para 20,5% e Gandini, que foi de 7,5% para 14,2%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

Quem vai ganhar

Os eleitores também foram perguntados sobre quem será o futuro prefeito da capital. A pergunta feita pelos entrevistadores foi: “Destes candidatos, quem você acha que vai ganhar a eleição?”. O questionamento foi feito com apresentação dos nomes dos concorrentes e cada eleitor só poderia responder um nome. Gandini aparece em primeiro com 33%. Em segundo está João Coser com 22% e em terceiro aparece Delegado Pazolini com 13,7%.

Na sequência estão Capitão Assumção com 3,8%; Neuzinha com 3,2%; Sergio Sá, com 3%; Mazinho com 1,5%; Coronel Nylton com 0,5%; Halpher Luiggi com 0,2%, Namy Chequer com 0,2%; e Raphael Furtado com 0,2%. Não sabe, não respondeu teve 18,8%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

A pesquisa também apresenta a opinião do eleitor sobre a atuação do prefeito Luciano Rezende (Cidadania), sobre a atuação da Prefeitura de Vitória, sobre a aprovação das ações do governo do Estado, do governador Renato Casagrande (PSB), do governo federal e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Veja abaixo:

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

Dados técnicos

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 600 entrevistas, com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 21 e 22 de outubro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando todas as normas sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-00154/2020.
Pontos moeda