Política

Coser tem preferência entre adultos e mais jovens ficam com Gandini

O candidato petista tem a preferência dos eleitores das classes A e B. Gandini tem o maior percentual entre os eleitores da classe C

Foto: Divulgação

Na pesquisa de intenção estimulada de voto para a Prefeitura de Vitória, Coser aparece com mais eleitores nas faixas etárias de 25 a 34 anos (21,8%) e 45 a 59 anos (21,1%). Já seu adversário Gandini aparece com 23,1% na preferência dos eleitores de 16 a 24 anos. Mais uma vez o candidato petista tem a preferência dos eleitores das classes A e B, agora com 22,4%. Gandini tem o maior percentual entre os eleitores da classe C, com 23,7%

Quando o recorte mostra a preferência do eleitor de acordo com a religião, Delegado Pazolini desponta com 22,9% dos evangélicos, descolado de Gandini, com 15,7% e de Coser, com 17%. Com uma diferença acima, inclusive, da margem de erro que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Divulgação/Rede Vitória/Futura
Divulgação/Rede Vitória/Futura
Divulgação/Rede Vitória/Futura

Ao mesmo tempo que tem maior número de eleitores nas classes A e B, João Coser também tem sua maior rejeição nesse eleitorado, já que 44,3% dos entrevistados nesta faixa disseram que não votariam no petista em hipótese alguma. O ex-prefeito também acumula número expressivo de rejeição entre os homens, recorte em que atinge 38,2% dos entrevistados.

No segmento escolaridade, Coser é rejeitado mais pelo eleitor que tem Ensino Superior, já que 37,7% dos entrevistados nesta faixa disseram que não votariam nele. A rejeição do petista também é alta no segmento Ensino Médio, em que acumula percentual de 31,1%. Capitão Assumção (Patriota), que é o segundo mais rejeitado na pesquisa, tem 30,8% de rejeição entre os eleitores com curso superior.

Divulgação/Rede Vitória/Futura
Divulgação/Rede Vitória/Futura
Divulgação/Rede Vitória/Futura

Quando a pesquisa pergunta quem, na opinião do eleitor, vai ganhar a eleição, o nome de Gandini é mais forte entre os eleitores de 45 a 59 anos. Nesse recorte, 37,5% afirmaram que o candidato do Cidadania será o prefeito de Vitória. Número parecido com o dos eleitores de 25 a 34 anos, já que 37% deles acreditam na vitória de Gandini.

Quem também acredita no candidato são os eleitores de Ensino Superior. Na opinião de 38,8% deles, o deputado estadual vai ganhar a eleição em Vitória. E 37,6% dos entrevistados da classe C, além de 36,2% das classes A e B também cravam vitória de Gandini.

Divulgação/Rede Vitória/Futura
Divulgação/Rede Vitória/Futura
Divulgação/Rede Vitória/Futura

Dados técnicos

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 600 entrevistas, com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 21 e 22 de outubro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando todas as normas sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-00154/2020.
Pontos moeda