Política

Eleições em Vitória: 'Vou enegrecer minha administração', diz Gilbertinho Campos

Em entrevista ao Jornal da TV Vitória e ao Folha Vitória, candidato do PSOL afirmou que vai priorizar pessoas negras em sua equipe, caso seja eleito

Foto: TV Vitória

O candidato a prefeito de Vitória, Gilbertinho Campos (PSOL) garantiu que, caso seja eleito, vai priorizar pessoas negras para compor sua equipe de governo. Em entrevista ao Jornal da TV Vitória e ao Jornal Online Folha Vitória, Gilbertinho, que é ativista do Instituto Elimu e coordenador do Círculo Palmarino, ambas entidades do movimento negro, explicou que a decisão tem como objetivo demonstrar o valor da pessoa negra perante a sociedade.

"Vou enegrecer a minha administração. Praticamente em todos os cargos eu vou colocar pessoas negras nas respectivas secretarias para demonstrar, de uma vez por todas, essa desconfiança que as pessoas negras não têm capacidade, não têm talento para, inclusive, administrar uma cidade com toda sua complexidade. Então nós vamos inovar, vamos fazer uma administração diferente, vamos fazer uma administração histórica, que vai marcar essa cidade. E nós vamos abrir caminho para que outras pessoas negras também possam pleitear esse espaço de poder", afirmou o candidato.

Ao ser questionado pela apresentadora Andressa Missio sobre o critério que ele vai utilizar, caso seja eleito, para compor sua equipe de governo, Gilbertinho reafirmou a prioridade por indivíduos de cor negra. "O critério vai ser justamente esse: pessoas negras, com capacidade, com talento e que tenham, obviamente, capacidade de administrar uma pasta", ressaltou.

O candidato destacou ainda a necessidade que a população negra tem de ser representada pelos governantes, para que ela tenha suas reivindicações atendidas.

"É um desafio muito grande para as pessoas negras ocuparem esses espaços de poder. É uma discussão que a gente faz no movimento negro há décadas, da necessidade da população negra ter representatividade. Porque os governos, até então — já que a maioria são de pessoas brancas —, nunca tiveram um olhar sensível para esse lado da cidade. As populações negras vivem nos morros, nas zonas periféricas e a gente sabe muito bem que o poder público esqueceu dessa parte da população. É uma população que convive com o desemprego, com a miséria, com o lixo, com o esgoto a céu aberto, falta de política sanitária. A população negra precisa de uma pessoa que conheça profundamente os problemas que essa população enfrenta", frisou.

Confira a entrevista na íntegra:


Pontos moeda