Política

Prefeito de Cachoeiro abre frente na briga eleitoral

O prefeito Victor Coelho aparece disparado na frente com 50,8% das intenções de voto

Foto: Divulgação

O atual prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), é o primeiro colocado isolado na segunda pesquisa Rede Vitória/Futura de intenção de voto no município. Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, a pergunta foi: “Sabendo que os candidatos são estes, e se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Cachoeiro de Itapemirim?”. O prefeito Victor Coelho aparece disparado na frente com 50,8% das intenções de voto. Em seguida vem Diego Libardi (DEM), com 6,8% e Jonas Nogueira (PL) com 6,3%.

Seguindo na preferência dos eleitores estão Renata Fiorio (PSD), com 5,5%; Fayda Belo (PP), com 3,8%; Fabrício do Zumbi (PDT), com 3,5%; Joana D’Arck (PT), com 2,5%; Professor Breno (PROS) , com 1%; Subtenente Paulo Sergio (PTB), com 0,8%; Dr. Izaias Junior (PSDB), com 0,5%; Guilherme Nascimento (PSOL), com 0,3%; e Josué Batista (PSC) com 0,3%. Não sabe, não respondeu, indeciso tem 11%. Ninguém, branco e nulo fica com 7,3%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

Quando os pesquisadores abordaram os eleitores sobre a rejeição dos candidatos, a pergunta foi: ”E em qual desses você não votaria em nenhuma hipótese?”. Lembrando que cada entrevistado poderia responder mais de um nome. Jonas Nogueira aparece em primeiro com 18,8%, seguido de Joana D’Arck, com 16,5% e Victor Coelho, com 13%.

Na sequência estão Fabrício do Zumbi com 12,5%; Renata Fiorio com 9,8%; Fayda Belo com 7,5%; Subtenente Paulo Sergio com 6,8%; Dr. Izaias Junior com 6%; Josué Batista com 6%; Guilherme Nascimento com 5,8%; Professor Breno com 5,8%; e Diego Libardi com 5%. Rejeita todos tem 4%. Não rejeita nenhum tem 15,5%. Não sabe, não respondeu fica com 22,5%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

No comparativo entre as pesquisas de intenção estimulada de voto, o atual prefeito de Cachoeiro também dá um salto. Ele sai de 33,8% na primeira e chega a 50,8% na segunda. O candidato mais próximo, Diego Libardi, saltou de 3% para 6,8%. Já Jonas Nogueira repetiu o desempenho nas duas e manteve 6,3%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

Sobre a rejeição, Jonas Nogueira era rejeitado por 7% dos eleitores em 8 de outubro e agora tem 18,8%. Joana D’Arck tinha 7,8% no primeiro levantamento e agora aparece com 16,5%. Já o atual prefeito tinha 22,3% de rejeição e esse percentual caiu para 13%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

Quando os eleitores foram perguntados sobre quem vai ganhar a eleição este ano, Victor Coelho surge bem na frente com 69,5% das respostas. Em seguida vêm Diego Libardi, com 5% e Jonas Nogueira, com 4,5%. Fayda Belo tem 1,8%; Renata Fiorio tem 1,5%; Joana D’Arck tem 1%; Fabrício do Zumbi fica com 0,8%; Dr. Izaias Junior tem 0,3%; Professor Breno tem 0,3%; e Guilherme Nascimento tem 0.3%. Não sabe, não respondeu fica com 15,3%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

A pesquisa também apresenta a opinião do eleitor sobre a atuação dos governos municipal, estadual e federal. E também como o cidadão de Cachoeiro avalia os gestores municipal, estadual e federal. Veja abaixo:

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura
A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 23 e 24 de outubro, face a face com o eleitor, respeitando as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-06661/2020.
Pontos moeda