Política

Eleições 2020: veja como foi o primeiro debate dos candidatos a prefeito de Vila Velha

O debate começou às 20h40 e teve uma hora de duração. Os candidatos Arnaldinho Borgo (Podemos) e Max Filho (PSDB) debateram propostas ao vivo

Lucas Henrique Pisa

Redação Folha Vitória

A Rede Vitória transmitiu neste sábado (21), o primeiro debate do segundo turno com os candidatos a prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo (Podemos) e Max Filho (PSDB). O debate foi transmitido pela TV Vitória/Record TV, pela página do Jornal Online Folha Vitória e pelo aplicativo da TV Vitória.

Assista ao debate na íntegra

Veja quantos votos cada candidato de Vila Velha conquistou

Confira, minuto a minuto, os destaques do debate:

>>21h35 Considerações finais: Max Filho coloca como considerações finais agradecimentos pelo debate. Fala que Vila Velha está construindo 15 novas escolas e que alcançou o maior IDEB neste mandato. "Estamos entregando sete novas unidades de saúde."

>>21h34 Considerações finais:  Arnaldinho Borgo é o primeiro a falar: "Quero parabenizar a Rede Vitória por esse debate e o candidato por ter vindo discutir propostas. Agradeço a minha família que tem aguentado ataque e injurias de fake news dos meus adversários. 

>> 21h33: "Nós vamos fazer gestão com tecnologia e inovação. Vamos cuidar do polo Moda glória, de Santa Inês, Novo México para que possa desenvolver essas regiões" fala Arnaldinho Borgo

>> 21h30: Max filho fala que fortalece a guarda municipal e vai continuar agindo para fortalecer a guarda.

>> 21h29: Arnaldinho Borgo faz a última pergunta para Max Filho. Ele pergunta porque a guarda municipal foi sucateada na cidade.

>> 21h25: "O senhor está ficando conhecido como o candidato das fake news", diz Arnaldinho. Max Filho faz a réplica: "Esse grupo que controla a prefeitura de Vila velha não pode assumir a administração.

>> 21h23: Arnaldinho pergunta a Max sobre insegurança. O candidato atribui ao atual prefeito o aumento nos roubos e furtos de veículos. Max Filho afirma que concedeu planos de valorização dos guardas municipais e que um plano de parceria público privada irá aumentar a tecnologia e reduzir a criminalidade.

>> 21h20: Arnaldinho questiona Max Filho porque não construiu nenhuma estação de bombeamento para reduzir os alagamentos. Max Filho afirma que a prefeitura profissionalizou a questão com uma empresa terceirizada.

Foto: Reprodução/TV Vitória

>> 21h15: com o tema livre, Max Filho pergunta se Arnaldinho fez acordo político com o atual presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Carlini (DEM). O candidato do Podemos nega que tenha feito conluio político.

>> 21h12: candidatos debatem o tema 'Mobilidade Urbana'. Arnaldinho pergunta se Max Filho irá acabar com o "Bike VV". Max afirma que vai manter o serviço e ampliar com ciclorrota em regiões periféricas da cidade.

>> 21h10: Max Filho diz que Arnaldinho Borgo tenta se esconder de seu histórico político: "O novo voltará a ser velho se assumir a prefeitura".

>> 21h06: Arnaldinho Borgo afirma que foram investidos apenas 16,7% dos recursos em educação e diz que Max Filho não respeita a educação do município. Max refuta que Vila Velha foi, segundo o jornal O Globo, o segundo município do Brasil que mais investiu em educação.

Foto: Reprodução/TV Vitória
Tema do debate é educação, mas candidatos aproveitam tempo para trocar farpas

>> 21h00: o próximo tema do debate é proteção ao patrimônio cultural de Vila Velha. Arnaldinho afirma que os monumentos do município estão abandonados. Max Filho afirma que a prefeitura fez melhorias, entre eles, na estrutura de iluminação do Convento da Penha.

>> 20h58: comissão jurídica nega pedido de resposta a Arnaldinho Borgo.

>> 20h57: Arnaldinho Borgo pede direito de resposta após fala de Max Filho. Comissão jurídica e jornalistas da Rede Vitória analisam fala do atual prefeito.

>> 20h56: "Candidato, me respeite. Eu não sou da sua laia política", diz Max Filho a Arnaldinho sobre conferência de serviços de limpeza urbana.

Foto: Reprodução/TV Vitória
Arnaldinho Borgo e Max Filho discutem sobre o passado político de cada um

>> 20h51: Arnaldinho Borgo pergunta a Max Filho porque o atual prefeito não melhorou o ambiente de negócios do município de Vila Velha. Max negou que em sua gestão empregos foram perdidos pela saída de empresas.

>> 20h48: o segundo tema do debate é 'parques e praças'.

>> 20h46: Arnaldinho Borgo (Podemos) argumenta que Vila Velha perdeu a atratividade para as empresas se instalarem no município. Max Filho afirma que em sua gestão trouxe investimentos e empresas para Vila Velha como nenhum outro gestor anterior.

Foto: Rebeca Ramos

>> 20h44: primeira pergunta da jornalista Luana Damasceno é sobre o combate à pandemia do coronavírus.

>> 20h35: candidatos estão à postos para o debate. Mediação será da jornalista Andressa Missio.


Pontos moeda