Política

Prefeito de Conceição da Barra renuncia um mês antes de fim do mandato

Em longo texto publicado em redes sociais, Francisco Vervloet, o Chicão, alegou que precisa resolver questões pessoais e por isso deixa comando do município

Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição da Barra
Chicão: "Está na hora de guardar a vida política dentro de um armário"

O prefeito de Conceição da Barra, Francisco Vervloet, o Chicão (PSB) renunciou ao cargo um mês antes do fim do mandato. A renúncia foi protocolada na Câmara nesta segunda (30). O vice Jonias Dionísio Santos, o Dionísio de Braço do Rio (Pros) assume o município.

Segundo Dionísio, o prefeito disse que se afastou para resolver problemas pessoais. Chicão foi candidato à reeleição no município mas perdeu nas urnas. Ficou apenas em terceiro com pouco mais de 21% dos votos. O vencedor do pleito foi Walyson José Santos, conhecido como “Mateuzinho do Povão” (PTB), que teve 46,37%. 

Por meio das redes sociais, Chicão justificou sua saída: "Deixo antes de finalizar meu mandato porque ele já havia sido tristemente interrompido, e também porque tenho assuntos pessoais, aos quais não posso mais deixar de lado, que urgem pela minha presença neste mês de Dezembro/2020, compromissos na minha vida particular que sempre deixei de lado pelo município", escreveu.

Disse também, em um longo texto, que "está na hora de guardar a vida política dentro de um armário. Está na hora de voltar à ser o Francisco. Está na hora de voltar a viver. As vezes, é preciso saber renunciar, não ouvir, nem contemporizar. Sair pela porta da frente, pedir silêncio, paz e sossego, sem dor, sem tristeza e sem medo de seguir em busca da vitória".

Dionísio de Braço do Rio vai comandar a cidade durante todo o mês de dezembro e disse que a intenção é facilitar o processo de transição. O prefeito eleito Mateuzinho é o atual presidente da Câmara de Vereadores do município.

Veja abaixo, na íntegra, o texto postado por Chicão nas redes sociais:

"ATÉ LOGO CHICÃO!!!!
Iniciar um texto de despedidas nunca foi fácil. Minha história nesse Município começa lá atrás, um rapaz cheio de sonhos, recém formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, que recebeu uma oferta de emprego de um grande homem e empresário chamado Jorge Henrique Donato (Pai de Jorginho), o resto é uma longa e história de árduo trabalho.

Ali começava minha vida.
Nessa cidade me apaixonei pela mulher mais bela, mais meiga, mais íntegra e inteligente. Tive duas filhas incríveis e super humanas.
Tive o prazer de conviver por cinco anos com um dos homens mais íntegros deste município, o meu sogro, José Machado Neto. Aprendi muito com ele, em especial me espelhei na sua humanidade e integridade Infelizmente a vida o tirou de sua família de maneira abrupta, cruelmente assassinado em sua terra. A justiça dos homens até hoje não foi feita.

Após alguns anos, com uma oferta de vida melhor, mudamos para Vítoria. Nesta nova empresa, minha relação com Conceição da Barra continuou, pois na Fazenda São João, próxima à Itaúnas, implantei a maior área de palmito irrigado do Brasil.

Depois, com a Disa já nas mãos de Jorginho Donati, voltei para esta bela cidade.

Jorginho, um amigo, um irmão. Nossa relação era complexa, brigávamos muito, mas acima de tudo, ele me respeitava, e eu muito a ele. Ele me via como alguém para ajuda-lo em tudo. Ele me estendeu a mão e me deu toda liberdade de gerenciar a parte agrícola da Disa e por último também a área industrial. Lá dentro cresci, aprendi, ensinei e acima de tudo, trouxemos grande desenvolvimento para região.

Num segundo momento, onde a empresa Disa foi vendida, Jorginho novamente me estendeu a mão para que eu caminhasse de novo com ele. E naquele momento começava minha vida pública.
Entrei na prefeitura em 2009, com Jorginho eleito Prefeito, e logo vimos que aquele sistema público precisava de muitas readequações.

Reparos estes que Jorge fazia questão que eu sempre o ajudasse a realizar.
Passei por cada secretaria, cada área da prefeitura, cada bairro, cada lugar, porque eu precisava fazer o meu melhor. Não era aventureiro, como Jorginho mesmo falava, e eu não podia errar. As pessoas não entendem e nunca vão entender minha relação tão forte com Jorge, ia além do respeito, da verdade. Lealdade e gratidão não se compra, se constrói.

Chegando ao fim de seu último mandato, ele virou para mim e falou: “Está na sua vez de mostrar o que você pode fazer.”
Eu sempre fui gestor, nunca fui político.
Mas como diria não, para a única pessoa que havia me ajudado na vida?
As pessoas não entendem, mas eu entrei nessa vida pública, única e exclusivamente pelo Jorginho.
Ao entrar na vida pública, as portas se abriram para que as pessoas poderem falar o que quisessem de mim. Algo surreal, pois da noite para o dia, um homem de família, honesto passa a ser blasfemado por quem não tem a mínima dignidade. Isso é errado!

Eu não fui corrompido pelo SISTEMA, e é por isso que hoje termino minha vida política.

Fui eleito pelo povo, fui arrancado pela justiça diante de diversas injustiças, que vocês que estão lendo sabem o que fizeram comigo.
Lutei, lutei até quando não pude, tudo isso para cuidar da nossa cidade. Mas hoje, hoje eu preciso olhar para mim, para minha família.
Deixo antes de finalizar meu mandato porque ele já havia sido tristemente interrompido, e também porque tenho assuntos pessoais, aos quais não posso mais deixar de lado, que urgem pela minha presença neste mês de Dezembro/2020, compromissos na minha vida particular que sempre deixei de lado pelo município.

E agora também vou poder dar a oportunidade de meu parceiro e amigo Jonias Dionísio Santos de também ser Prefeito deste município, e deixar de forma honrosa, marcando sua presença como prefeito na história deste município. Jonias um vice como poucos nesta vida política brasileira, em que ser vice é prenúncio de traídor. Jonias não, ele é um Homem de Bem.
Jonias seguiu a trajetória de seu saudoso pai, homem honesto e de conduta ilibada, que também deixou muita história neste município.
Eu fiz muito, eu fiz obras, melhorias, dei minha vida em troca do bem estar de todos e colhi ingratidão.

Mas saio de cabeça erguida, com a certeza de: FIZ TUDO QUE PUDE. Não medi esforços para estar à altura do prestígio do cargo.
Está na hora de guardar a vida política dentro de um armário. Está na hora de voltar à ser o Francisco. Está na hora de voltar a viver.
As vezes, é preciso saber renunciar, não ouvir, nem contemporizar. Sair pela porta da frente, pedir silêncio, paz e sossego, sem dor, sem tristeza e sem medo de seguir em busca da vitória.

Aqui fica meus sinceros agradecimentos à todos que me ajudaram na minha vida política, amigos, irmãos de caminhada.
Agradeço a Conceição da Barra, por acolher um menino com tantos sonhos há vários anos atrás.
Agradeço ao Jorginho, meu irmão. Nosso trabalho de anos termina hoje, aqui, neste dia! Espero que Você lá em cima esteja orgulhoso, apesar de tantos ataques que sofremos, você perdendo a vida, e eu até aqui, entregando boa parte da minha vida!

Agradeço principalmente à Deus, e minha família que em nenhum momento me deixou desamparado. Repito, Família é tudo. Família é o que te dá forças para você levantar por mais que já tenham batido tanto, você levanta, você se ergue pela Família.

Alice, Isabela, Bárbara e meu querido Bento, tudo é por vocês.
Obrigado Conceição da Barra, pela oportunidade de poder cuidar de vocês com o amor de pai. Mas a vida precisa seguir e hoje o Chicão prefeito volta a ser apenas o Francisco Vervloet, homem do qual eu tenho muito orgulho de ter me tornado.

VIDA QUE SEGUE!!!!!!
DEUS ACIMA DE TUDO!!!"



  

Pontos moeda