Política

VÍDEO | Durante sessão na Câmara de Vitória, vereador manda parlamentar calar a boca

Professores, que estavam na Câmara realizando um ato em prol da Educação, foram os primeiros a serem ofendidos pelo político

Durante uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vitória, os vereadores Gilvan da Federal (Patriota) e Camila Valadão (Psol-ES) foram, mais uma vez,  protagonistas de bate-boca, gritaria e agressões verbais no plenário da Casa. O parlamentar mandou a vereadora "calar a boca" e aos berros ofendeu a colega. 

A vereadora não foi o único alvo. Professores, que estavam na Câmara realizando um ato em prol da Educação, foram os primeiros a serem ofendidos pelo político. 

Foto: Divulgação

Em um dos vídeos divulgados pela equipe de Camila Valadão, Gilvan diz a um professor que ele "fica ensinado homossexualidade" à crianças. Em seguida, o professor é chamado de "canalha" e é acusado de ficar "emboscando criança na escola com ideologia de gênero". 

"Respeita nossas crianças. Você tinha que ter vergonha na cara. Você tinha que ter vergonha na cara de emboscar criança na escola com ideologia de gênero. Respeita a criança. Tem que encarar um homem como eu e não criança. Com criança é fácil. Quero ver com homem. Seu covarde", gritou o parlamentar. 

Camila divulgou, em nota, que se viu obrigada a sair "em defesa da categoria". Neste momento, Gilvan a mandou "calar a boca". "Eu exijo respeito. Eu não vou calar a boca não e exijo respeito do senhor", rebateu a vereadora. 

Depois disso, os dois começaram a discutir e a transmissão ao vivo da Cãmara Municipal foi interrompida. O bate-boca continuou sendo filmado por pessoas que participavam da sessão ordinária. 

Em outro vídeo, é possível ouvir Gilvan da Federal chamando a psolista de "assassina de crianças". Diante das ofensas, Camila Valadão disse no plenário que iria processar o vereador e que ele "deveria sair preso" da Câmara, pois "usa a imunidade parlamentar para cometer crime".

Em sua página do Twitter, a vereadora divulgou as imagens do momento em que sofre as ofensas e categorizou o ataque como "uma nítida prática de violência política de gênero". 

Gilvan da Federal foi procurado pelo Folha Vitória, mas até a publicação desta reportagem não respondeu. Caso retorne, a matéria será atualizada. O vereador postou em suas redes sociais um vídeo afirmando ser "implacável na defesa de nossas crianças contra a maldita esquerda e sua horda de malfeitores". 

De acordo com a equipe da vereadora, um boletim de ocorrência será registrado nesta quinta-feira (02). 

"Nós não vamos deixar isso passar. Ele não vai nos calar. Irei registrar um boletim de ocorrência contra ele e tomar as providências cabíveis. É um absurdo e inadmissível que isso acontece dentro da Câmara, um lugar em que eu fui legitimamente eleita pelos cidadãos e cidadãs de Vitória", disse Camila.


Pontos moeda