Política

Vitória terá protesto contra as reformas nesta quinta-feira (20)

Ato que unirá movimentos sociais, centrais sindicais e partidos da esquerda acontecerá na Praça Costa Pereira, no centro de Vitória, a partir das 17 horas

A quinta-feira (20) será de manifestações e protestos contra as reformas em todo o Brasil e também aqui no Espírito Santo. A partir das 17 horas, os movimentos sociais, os sindicatos e o Partido dos Trabalhadores (PT) se reunião na Praça Costa Pereira, no centro da capital, para protestar contra as reformas trabalhista e previdenciária.

A princípio, não haverá caminhada na manifestação desta quinta-feira e os manifestantes ficarão concentrados apenas na praça. Além das reformas, outra pauta importante no evento é o apoio ao ex-presidente Lula, que segundo os participantes, vem sendo perseguido - num intuito de torná-lo inelegível para as próximas eleições presidenciais, que acontecerão em outubro do ano que vem. 

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jasseir Fernandes, garantiu a presença da CUT no ato. "Estaremos lá, sim. Precisamos nos manifestar para que isso não caia no esquecimento. Precisamos defender a honra e os direitos dos trabalhadores", frisou.

O presidente estadual do PT, João Coser, também confirmou sua participação e do partido. "Eu e o partido estaremos participando dessa manifestação amanhã. Nosso esforço é mostrar solidariedade ao presidente, afinal as acusações são totalmente injustas. Querem tirar o Lula das eleições e uma eleição sem o Lula é uma fraude porque a maioria da população é a favor dele como presidente", afirmou Coser.

No Brasil

As manifestações estão previstas para ocorrer em diversas cidades brasileiras. Em São Paulo, a mobilização está marcada para a Avenida Paulista, a partir das 17h, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Já estão confirmadas a presença do próprio Lula e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. 

Além de São Paulo, Estados como Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Brasília também realizarão atos.

Pontos moeda