Política

Lançamento de programa Criança Feliz em Marataízes reúne Colnago e ministro Osmar Terra

O programa, lançado em maio pelo Governo do Estado, tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de crianças entre zero e seis anos através de acompanhamento feito por profissionais capacitados

O governador em exercício Cesar Colnago (PSBD) e o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, estiveram em Marataízes na manhã desta sexta-feira (29) para participar do lançamento do Programa Criança Feliz no município.

O programa, lançado em maio pelo Governo do Estado, tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de crianças entre zero e seis anos através de acompanhamento feito por profissionais capacitados e vai ser executado em 18 municípios capixabas (confira a lista abaixo).

“Queremos atingir todas as famílias que estão no bolsa família, aqui no Sul e nas outras regiões. Nós queremos e teremos adesão de todos os municípios ao longo do tempo. O treinamento dos jovens e responsáveis pelas crianças vai ampliar o programa. Já atendemos milhares de crianças", frisou Colnago.

O ministro Osmar Terra também elogiou o programa e lembrou do esforço do governo em atender as crianças de todos os estados brasileiros. "A ciência mostrou, nos últimos 20 anos, que o ser humano desenvolve suas competências nos primeiros mil dias de vida. É um momento crítico da vida das crianças e não havia políticas públicas relacionadas a isso. Nós conseguimos criar o marco legal da primeira infância, criamos o programa Criança Feliz no Ministério, e hoje trabalhamos para atingir todas as crianças do bolsa família. Isso corresponde a um total de 4 milhões de crianças no Brasil”, disse.

O Programa Criança Feliz Capixaba

O Programa Criança Feliz Capixaba surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura, assistência social. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

Pontos moeda