Política

Construção de agência consular italiana deve beneficiar imigrantes que residem no Espírito Santo

Na agência consular, os imigrantes e descendentes poderão realizar diversos serviços, sendo o principal deles o reconhecimento de dupla nacionalidade.

Uma antiga reivindicação da comunidade italiana no Espírito Santo pode começar a sair do papel nos próximos meses. O vice-governador César Colnago (PSDB) e o presidente da Casa d'Italia, Cilmar Franceschetto, assinaram, nesta segunda-feira (2), o pedido de instalação de uma Agência Consular da Embaixada Italiana no Espírito Santo.

O Governo do Estado se propôs a disponibilizar um espaço para que a agência possa funcionar. Além de Colnago e Franceschetto, o senador Ricardo Ferraço (PSDB) e a subsecretária de Estado de Desenvolvimento, Cristiane Mendonça, também participaram do ato.

Na agência consular, os imigrantes e descendentes poderão realizar diversos serviços, sendo o principal deles o reconhecimento de dupla nacionalidade.

"O Espírito Santo tem uma das maiores colônia italianas no Brasil, em termos proporcionais de habitantes. Essa agência vai atender uma grande demanda dos italianos que moram aqui por serviços que hoje precisam ser feitos no Rio de Janeiro. Vai facilitar e baratear os custos para essas pessoas, além de favorecer também na questão da distância", explicou Franceschetto.

De acordo com o projeto da Casa d'Italia do Espírito Santo, além dos serviços consulares, a agência também deverá abrigar a Câmara de Comércio Italiana e a Escola de Línguas.

Previsão

Após a assinatura do pedido, uma reunião será feita na Itália no fim do ano para avaliar a possibilidade da construção da agência. A expectativa é de que, após a confirmação na reunião, a agência comece a funcionar em um ano.

Pontos moeda