• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Hartung viaja em missão internacional e Colnago assume o Governo do Espírito Santo neste domingo (29)

  • COMPARTILHE
Política

Hartung viaja em missão internacional e Colnago assume o Governo do Espírito Santo neste domingo (29)

Durante o período em que estará à frente do Governo, Colnago cumprirá também agenda fora do estado. Ele irá a Brasília para uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Social

O governador Paulo Hartung vai liderar missão capixaba ao Estado da Carolina do Sul, nos EUA, nesta semana, acompanhado de delegação com aproximadamente duas dezenas de empresários e lideranças representativas de diversos setores do Espírito Santo. O governador viaja acompanhado também pelo secretário-chefe da Casa Civil, embaixador José Carlos da Fonseca Júnior, e pela subsecretária de Estado do Turismo, Simone Modolo.

Com a missão internacional de Hartung, o vice-governador César Colnago assumiu, na tarde deste domingo (29), pela nona vez, o comando interino do Governo do Estado. A transmissão do cargo foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença de integrantes do secretariado.

"Autoridades e a classe empresarial da Carolina do Sul estão buscando aproximação com as atividades econômicas do Espírito Santo. Recentemente, recebemos visita de uma comitiva norte-americana e, desta vez, vamos retribuir para estreitar os laços e avançar nas relações diplomáticas e comerciais", explicou o governador Paulo Hartung.

A missão do governador Paulo Hartung, a primeira aos EUA no atual governo, se insere na estratégia de priorizar uma diplomacia estadual ativa, ferramenta para promover uma inserção mais competitiva de produtos e serviços do ES nos mercados internacionais, para divulgar nosso potencial como destino turístico e de investimentos, para fomentar, enfim, vínculos e conexões entre arranjos econômicos e cadeias produtivas capixabas que tenham vocação externa. Como quase metade de nosso PIB está relacionado, direta ou indiretamente, ao setor externo, é muito natural, por qualquer ângulo, a prioridade de buscar oportunidades no exterior para os capixabas.

O governador e sua comitiva vão à capital da Carolina do Sul, Columbia, assim como em Charleston, sua principal região econômica e portuária. Na capital, serão recebidos pelo governador Henry McMaster e pelo Secretário do Comércio, Bobby Hitt. Nas duas cidades, serão feitas apresentações sobre os respectivos potenciais estaduais para parcerias entre agentes econômicos e instituições de ensino superior de ambos os estados. Serão realizadas visitas ao Porto de Charleston e às plantas industriais, a empresas de armazenagem e logística de comércio exterior, a universidades e a centros de excelência em ciência e tecnologia.

“Na política de diplomacia ativa que o Governo do Espírito Santo vem priorizando, esta missão à Carolina do Sul servirá para promoção comercial e para divulgação de oportunidades de investimentos e de adensamento de nossas redes de parceria, nos setores público e privado do Espírito Santo com aquele estado norte-americano”, como explicou o secretário da Casa Civil, lembrando que “a Carolina do Sul tem com o ES várias características comuns, o que possibilita maior aproximação: ambos têm posição geográfica privilegiada, população de tamanho equiparável, economias diversificadas e forte vocação para logística e comércio exterior, entre outras convergências muito promissoras.”.

A subsecretária Simone Modolo também pontuou sinergias a serem exploradas no setor de turismo. “Ambos estados são litorâneos e têm mar e montanha próximos. Lá, o turismo é uma indústria de 20 bilhões de dólares. Vamos aprender como eles trabalham e, se possível, atrair turistas de lá para descobrirem o Espírito Santo. Já sabemos, por exemplo, que nosso potencial de pesca oceânica pode atrair muitos turistas com elevado poder aquisitivo’’, destacou.

"Como essa missão vem sendo planejada há vários meses, estamos confiantes de que vamos colher resultados concretos e positivos. A Carolina do Sul poderá tornar-se uma plataforma privilegiada de acesso de nossos produtos e serviços capixabas ao imenso mercado dos EUA. Em mais um sinal da importância que os americanos estão atribuindo a esta missão capixaba, o Cônsul-Geral dos EUA no Rio de Janeiro, o diplomata James Story, estará acompanhando pessoalmente nossa agenda de visitas e reuniões. Ele foi recebido aqui pelo governador duas vezes e manteve reuniões, na Findes, com empresários e lideranças empresariais.”, complementou é o embaixador José Carlos da Fonseca Júnior.

Durante o período em que estará à frente do Governo, Colnago cumprirá também agenda fora do estado. Ele irá a Brasília para uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Na pauta do encontro, está a ampliação do Programa Criança Feliz Capixaba.