Política

Justiça recebe pedido de prisão de Gratz e Valci Ferreira e advogados já preparam defesa

O advogado de Gratz, Carlos Guilherme Pagiola, está em Brasília para solicitar habeas corpus para o ex-deputado

O mandado de prisão expedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determina a prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Carlos Gratz, e do conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCES), Valci Ferreira, podem ser expedidos a qualquer momento.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) recebeu, na noite da última segunda-feira (23), o documento solicitando a execução da sentença e o encaminhou para a 8ª Vara Criminal de Vila Velha, onde o juiz analisa as medidas judiciais cabíveis.

As defesas dos dois acusados já estão trabalhando e as prisões podem nem acontecer. O advogado de Gratz, Carlos Guilherme Pagiola, está em Brasília para solicitar habeas corpus para o ex-deputado.

Segundo Pagiola, "a linha de atuação será a mesma do que foi decidido pelo Ministro Gilmar Mendes no mês passado", que reconheceu a ilegalidade da prisão provisória nesses casos.

Peculato

Gratz foi condenado a cinco anos e meio de prisão e Valci a dez anos em regime fechado, pelo crime de peculato, que é o desvio de dinheiro público. As investigações do Ministério Público Federal apontam irregularidades na administração estadual entre os anos de 1997 a 2001.

Pontos moeda