Política

Tribunal de Justiça do ES elege Mesa Diretora. Confira o currículo dos eleitos

Foram eleitos, à unanimidade dos votos, quatro Desembargadores para a Mesa Diretora

O Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) elegeu a Mesa Diretora para o biênio 2018/2019 na última quinta-feira (5). Foram eleitos, à unanimidade dos votos, o Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama para o cargo de Presidente do TJES, o Desembargador Ney Batista Coutinho para Vice-presidente, o Desembargador Samuel Meira Brasil Junior para Corregedor-Geral da Justiça e o Desembargador Carlos Simões Fonseca para Vice-Corregedor.

Veja os currículos dos Desembargadores!

- Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama
O Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama nasceu em Alegre-ES, em 1946, filho de Laerth Paiva Gama e Maria Celita Teixeira Gama. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, em 1971.Foi escriturário e professor, tendo lecionado a Disciplina de Educação Moral e Cívica no Colégio Estadual “Aristeu Aguiar”, em Alegre, em 1973.

Em 1974, após aprovação em concurso público, foi nomeado Promotor Substituto, no Ministério Público Estadual. Em 1991, foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça pelo critério de merecimento. No Ministério Público Estadual exerceu o cargo de Corregedor-Geral, no biênio 1996/1997.

Foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo em 03/08/2000, em vaga do chamado quinto Constitucional, destinada ao Ministério Público Estadual. No Tribunal de Justiça, foi Supervisor dos Juizados Especiais por nove anos e Corregedor-Geral da Justiça no biênio 2010/2011.

Atualmente, é Presidente do Tribunal Regional Eleitoral e integra a 2ª Câmara Criminal e as Câmaras Criminais Reunidas.O Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama é casado com Patricia Abiguenem Abib Gama e tem duas filhas: Paula Abib Gama e Flávia Abib Gama.

- Desembargador Ney Batista Coutinho
O Vice-Presidente eleito do Tribunal de Justiça, Desembargador Ney Batista Coutinho, nasceu em Salinas-MG, em 1947, filho de Corino Batista Coutinho e Geralda Coutinho e é casado com Nelcina Athayde Coutinho. Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros, em 1974. É especialista em Direito e Processo Civil pela Universidade Gama Filho.

O Desembargador Ney Batista Coutinho Iniciou a sua vida funcional como escriturário da Prefeitura de Salinas, MG, em 1965. Foi advogado na mesma cidade, no período de 1974 a 1982. Em 1982, foi empossado juiz substituto, sendo designado juiz adjunto da 4ª Vara de Vitória. Ainda como juiz substituto, atuou nas Comarcas de São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Santa Teresa. Em 1983, foi promovido por merecimento a juiz de Direito da Comarca de Mantenópolis.

O magistrado tomou posse como Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo no dia 18 de outubro de 2007. Atualmente, integra a 1ª Câmara Criminal e as Câmaras Criminais Reunidas do TJES.

- Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior
O Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior é casado com Anna Lara Ferreira Brasil e pai de Arthur e Henrique. O Corregedor eleito do TJES possui doutorado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo – USP (2010), mestrado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo – USP (2006) e mestrado em Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2004).

O Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior iniciou a sua carreira funcional no Poder Judiciário do Espírito Santo, em 1994, como juiz substituto, sendo promovido por merecimento, em 1997 a Juiz de Direito de Entrância Especial.Em 2007, foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. No Tribunal de Justiça, o Desembargador preside a 3ª Câmara Cível e, desde 2010, é o Diretor da Escola da Magistratura do Espírito Santo (EMES).

- Desembargador Carlos Simões Fonseca
O Vice-corregedor eleito para o TJES, Desembargador Carlos Simões Fonseca, nasceu em Barra de São Francisco, em 1950 e é filho de Adão Simões da Silva e Irene Ribeiro da Silva.Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e em Administração de Empresas pela Faesa.

O Desembargador Carlos Simões Fonseca é Especialista em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito de Estado pela Universidade Gama Filho – RJ. Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pelas Faculdades Integradas de Vitória – FDV.

Ingressou na Magistratura Estadual em 1986. Foi Diretor do Fórum e Distribuidor do Foro da Capital e Juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/ES, da classe dos juízes estaduais. Foi Juiz membro do Colégio Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Vitória, de 2003 a 2004, tendo exercido a Presidência da Segunda Turma Recursal nesse período.

Em 2009, tomou posse como Desembargador do TJES e, atualmente, compõe a 2ª Câmara Cível.

O Desembargador Carlos Simões Fonseca é casado com a Desembargadora Janete Vargas Simões e pai de Thiago Felipe Vargas Simões e Maria Carolina Vargas Simões.


Pontos moeda