Política

Hartung e Pezão cobram criação de ferrovia para ligar Espírito Santo ao Rio de Janeiro

Os dois governadores vão se reunir com o presidente Michel Temer (PMDB) na próxima terça-feira (14), em Brasília, para os debates sobre o pleito

Buscando ampliar as opções de ligação entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, os governadores Paulo Hartung (PMDB-ES) e Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ) se reuniram nesta quarta-feira (8) para discutir a criação de uma ferrovia entre os dois estados. O encontro aconteceu no Porto de Açu, localizado em São João da Barra, cidade fluminense.

Na ocasião, Hartung e Pezão aproveitaram a oportunidade para assinar uma carta endereçada ao presidente Michel Temer (PMDB) solicitando prioridade na construção do estrada. Os três irão se reunir na próxima terça-feira (14), em Brasília, para os debates sobre o pleito.

O objetivo da estrada seria interligar os principais terminais portuários privados existentes ao longo da costa, constituindo uma alternativa logística para o escoamento de cargas originadas do Sudeste e do Centro-Oeste, dentre as quais produtos manufaturados e commodities agrícolas e minerais.

Dentre os portos que serão beneficiados com a estrada estão o Porto do Açu e o Porto Central, que deve ser construído em Presidente Kennedy, no sul do Estado, nos próximos anos.

O governador Paulo Hartung ressaltou que para pensar no futuro do país é necessário ter avanços estruturantes em áreas prioritárias como educação e infraestrutura. “Ninguém fica de pé se não conseguir evoluir na modernização de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e transmissão de dados. Temos que avançar na solução desses problemas. Hoje, o Congresso mudou a lei de concessões e isso abriu uma janela de oportunidades. Acredito que Espírito Santo e Rio de Janeiro atuando juntos podem fazer desta oportunidade uma ação real", disse.

"Vamos colocar a nossa força, dos dois Estados juntos, nesse projeto", concluiu Pezão. 

Assista o vídeo:



Pontos moeda