Política

Lava Jato 47 'ataca' corrupção na Transpetro

Nova etapa da investigação avança em subsidiária da Petrobrás; 40 policiais estão nas ruas em Sergipe Bahia

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (21), a 47ª fase da Operação Lava Jato, denominada Operação Sothis, contra supostos desvios na Transpetro. Nesta etapa, investigadores miram empresa usada para intermediar suposto esquema de propinas de uma empreiteira para um funcionário da subsidiária da Petrobras.

Segundo a PF, 40 agentes estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária, e cinco mandados de condução coercitiva nos estados da Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo.

A ação policial tem como alvo principal a investigação de empresas e seus respectivos sócios na operacionalização de um esquema de repasses ilegais de empreiteira para funcionário da TRANSPETRO, subsidiária da Petrobrás, em decorrência da obtenção de contratos para a empresa.

Um ex-gerente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, foi preso. O mandado de prisão contra o ex-gerente é temporário. Ele foi detido na casa dele em Camaçari, na Bahia.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o ex-gerente e seus familiares e intermediários, são suspeitos de operacionalizarem o recebimento de R$ 7 milhões de propinas pagas por empresa de engenharia, entre setembro de 2009 e março de 2014.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros. O preso será levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

O nome da ação desta terça-feira, 21, é Sothis em razão de uma das empresas investigadas ter o nome Sirius. A estrela Sirius era chamada pelos egípcios de Sothis.

DISCRIMINAÇÃO DOS MANDADOS

Bahia

(Camaçari e Candeias)

1 mandado de prisão temporária

4 mandados de busca e apreensão

2 mandados de condução coercitiva

Sergipe

(Aracaju e Itabaiana)

2 mandados de busca e apreensão

1 mandado de condução coercitiva

Santa Catarina

(Florianópolis)

1 mandados de busca e apreensão

São Paulo

(São Paulo)

1 mandado de busca e apreensão

1 mandado de condução coercitiva


Estadão/ Fausto Macedo e Luiz Vassallo!

Pontos moeda