Política

Vereadores proíbem realização de Baile do Mandela em espaços públicos de Vila Velha

A proíbição vale para todos os tipos de espaços públicos, como praças, parques, vias públicas, além de locais privados que tenham livre acesso ao público, como estacionamentos e áreas livres em postos de combustíveis

Os vereadores de Vila Velha aprovaram o Projeto de Lei que proíbe a realização de "Bailes do Mandela" em espaços públicos e abertos do município. De autoria do vereador PM Chico Siqueira (PHS), a matéria foi aprovada na sessão da última quarta-feira (22) e agora segue para sanção do prefeito Max Filho (PSDB).

A proíbição vale para todos os tipos de espaços públicos, como praças, parques, vias públicas, além de locais privados que tenham livre acesso ao público, como estacionamentos e áreas livres em postos de combustíveis. O descumprimento da lei pode levar a apreensão imediata do veículo e dos equipamentos de som.

Segundo o proponente, esse tipo de evento ocorre sem autorização do Poder Público e ocasiona diversos transtornos aos moradores da cidade, como a aglomeração de veículos em vias públicas,por exemplo: “Além de equipamentos de som ligados no volume máximo, durante toda a noite, em desrespeito aos limites permitidos pela legislação, os participantes desses bailes aterrorizam as comunidades, tirando o sossego dos moradores com atos de vandalismo, confusões, troca de tiros e depredação do patrimônio público e também privado”, justifica o vereador.

Chico complementa dizendo que esses bailes contam também com a participação de menores de idade, que são "expostos ao uso de bebidas alcoólicas, drogas e, muitas vezes, a pratica de sexo em plena via pública".

A regulamentação da lei, caso sancionada pelo prefeito, deve ser feita em um prazo máximo de 90 dias.

Mortes

No fim de outubro, após um Baile do Mandela, um homem foi encontrado morto em uma escadaria do bairro Cobi de Baixo, em Vila Velha. Em junho, em outro baile no mesmo bairro, duas jovens foram baleadas.

Pontos moeda