Política

Governo do Estado finaliza Plano de Saneamento de 11 cidades capixabas

Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Pinheiros, Sooretama e Nova Venécia foram as cidades contempladas, todas elas indicadas pela Amunes

Buscando universalizar os serviços de saneamento básico em todos os municípios capixabas, o Governo do Estado finalizou nesta terça-feira (5) a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de 11 municípios capixabas.

Os prefeitos das cidades contempladas com as obras receberam o resultado do estudo em evento realizado nesta terça-feira (5), no Palácio Anchieta, que contou com a presença do governador Paulo Hartung (PMDB) e de Rodney Miranda, secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), pasta responsável pela elaboração dos Planos em ação conjunta com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

As cidades contempladas com o estudo de saneamento fazem parte de todas as regiões do Estado: Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Pinheiros, Sooretama e Nova Venécia, todas elas indicadas pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

“Agradeço a todos os envolvidos que nos permitiram produzir este importante produto em temas que são enormes desafios. Estamos falando de tratamento de água, coleta de esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Quatro temas relevantes na vida de uma cidade”, ressaltou Hartung durante o evento.

O governador fez questão de explicar também o avanço dos investimentos em saneamento e na preservação do Meio Ambiente em todo Estado.

"Estamos falando de milhões. O maior programa ambiental do Estado, o de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, cujas obras estão sob a responsabilidade da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), está dando início ao cuidado de reflorestamento ambiental, de cuidado com as nascentes. Conceição do Castelo e Divino de São Lourenço, na Região do Caparaó, e Marechal Floriano, na Região Serrana, serão os próximos e novos editais serão lançados para contemplar os municípios de Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá”, concluiu.

A aprovação dos Planos pelas Câmaras municipais até 31 de dezembro é uma determinação federal, por meio da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007). Os municípios que não se adequarem à norma ficam impedidos de acessar os editais de investimentos federais nas áreas de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem e resíduos sólidos.  

Pontos moeda