Política

Temer e Hartung se reúnem para tratar de pautas importantes do ES

Dentre os assuntos tratados no encontro, que contou também com a presença do deputado federal Lelo Coimbra (MDB), estavam a intervenção federal no Rio de Janeiro e a entrega do aeroporto, que será inaugurado dia 29 de março

Michel Temer esteve com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung

O governador Paulo Hartung (MDB) se reuniu na tarde desta quarta-feira (21) com o presidente da República Michel Temer (MDB), em Brasília, para tratar de diversas pautas importantes para o Espírito Santo.

Dentre os assuntos tratados no encontro, que contou também com a presença do deputado federal Lelo Coimbra (MDB), estavam a intervenção federal no Rio de Janeiro e a preocupação com as divisas do citado estado com o Espírito Santo, o aumento no repasse de verbas para as áreas da saúde, a instalação do Porto Central e, principalmente, a entrega do aeroporto, que teve a inauguração marcada pelo próprio presidente.

"Conversei com o presidente e, imediatamente, ele agendou a inauguração para o próximo dia 29 de março”, disse Hartung. Na oportunidade, o governador capixaba foi convidado por Temer para decolarem em mesmo voo em Brasília e realizarem o primeiro pouso oficial na pista do novo aeroporto. (Confira a galeria de fotos do novo Aeroporto de Vitória).

Segurança na divisa

Na área da segurança pública, os parlamentares trataram dos possíveis efeitos colaterais que possam ser sofridos pelo Espírito Santo por conta da intervenção federal no Rio de Janeiro.

Segundo Lelo Coimbra, uma das preocupações do governador é trazer de volta para o Estado os agentes capixabas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que estão cedidos ao território fluminense.

“Hartung detalhou a Temer o planejamento que fez no reforço da segurança nas divisas do Estado com o Rio de Janeiro, que se inicia nesta quinta-feira. Uma medida preventiva e acertada para evitar a vinda de criminosos do Rio e a mudança na rota de transporte de drogas e armas. Explicamos ainda a necessidade de os agentes capixabas da PRF cedidos ao Rio serem devolvidos para ajudar no reforço do policiamento nas divisas do Espírito Santo”, destacou o deputado, que não revelou quantos agentes da PRF capixaba atuam no Rio.

Saúde

Também esteve na pauta de trabalho a reavaliação do repasse de verbas do Governo Federal para o Estadual via Sistema Único de Saúde (SUS). Em trabalho junto à Bancada Federal, o Governo do Estado questiona os valores repassados pela União. “Estamos falando dos atendimentos de média e alta complexidade realizados no Espírito Santo que estão com valores defasados em comparação com a média nacional e regional. Deixamos uma carta que detalha e justifica essa reivindicação”, explica Paulo Hartung.

Porto Central

Outro importante tema abordado para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, principalmente para Região Sul, foi a licença de instalação do Porto Central. De acordo com o presidente da República, a licença do empreendimento será assinada no próximo dia 02 de Março, em Brasília. O Porto será construído em Presidente Kennedy, Sul do Estado, e aguarda licença de instalação, que está em fase final de avaliação do Ibama. A obra deve envolver mais de R$ 3 bilhões de investimento com contratação de 4,7 mil pessoas.

Pontos moeda