Saúde

Barba precisa de cuidados extras no verão; saiba mais!

Algumas infecções podem ser ocasionadas por micróbios presentes na barba, como a micose e a dermatite seborreica, ocasionadas por fungos, e a foliculite, ocasionada por infecção bacteriana

Foto: Divulgação

A pele humana, incluindo cabelo e barba, é a segunda parte do corpo com maior quantidade de bactérias, perdendo apenas para o intestino, de acordo com o dermatologista Caio Lamunier, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Ele explica que essas bactérias, presentes no tecido corporal, ajudam na proteção da pele.

Essas bactérias são chamadas de "bactérias comensais", vivendo em harmonia com outros seres e favorecendo uns aos outros. No caso dos germes que habitam a pele, elas são as responsáveis pela produção do cheiro característico de cada um e pela proteção contra outras bactérias.

O que alguns homens não sabem, é que no verão, além de higienização constante da barba, é preciso estar atentos com outros fatores, que podem comprometer a saúde e beleza da barba. 

De acordo com Rafael Amaral, da Barbearia Mancave, é preciso se atentar aos cuidados específicos com a barba durante o verão. “Praia e sol em excesso, sem proteção, prejudicam não só a pele e os cabelos. Pode haver ressecamento e quebra dos fios da barba também. Produtos como pomadas e balms com filtro solar são aliados. Também indico a barboterapia - um procedimento que auxilia a mantê-la hidratada e saudável nesta temporada”, explica.

Barba saudável 

Ter uma barba pode ser considerado saudável porque os pelos ajudam a proteger contra os raios UV e as bactérias protegem a pele. 

O dermatologista Caio Lamunier afirma que a higienização diária da barba é necessária, precisando que seja lavada pelo menos uma vez ao dia com sabão e água corrente. Para homens que tenham mais oleosidade na região, o dermatologista aconselha a limpeza entre duas e três vezes para prevenir dermatite na região. Lamunier orienta que os homens busquem lavar a barba após a refeição e as mantenham menores para facilitar a higienização.

Pontos moeda