Saúde

Brasil lidera ranking de cirurgias plásticas estéticas faciais

Só em 2018 foram realizados 450 mil procedimentos

Foto: Divulgação

O Brasil se tornou o país do mundo que mais faz cirurgia estética facial. Os dados são da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética. Só em 2018 foram realizados 450 mil procedimentos estéticos faciais no País, sendo os de pálpebra e nariz os mais procurados.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o cirurgião plástico Humberto Pinto afirma que os sinais de envelhecimento no rosto incomodam principalmente as mulheres e explica que além de tratamentos menos invasivos, como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e a realização de peelings químicos, algumas opções de cirurgias plásticas podem garantir uma aparência mais jovem e suave.

Segundo o especialista, blefaroplastia é o nome dado à cirurgia plástica realizada nas pálpebras superiores e inferiores. O procedimento proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos e faz com que o olhar pareça mais descansado. “Além de remover as bolsas sob os olhos e eliminar a flacidez que cria dobras e incomoda o contorno natural da pálpebra superior, a blefaroplastia também minimiza o excesso de pele e rugas finas que geralmente aparecem nas pálpebras inferiores”, conta o cirurgião plástico Humberto Pinto.

Agora, se a paciente estiver muito incomodada com o envelhecimento do seu rosto, um lifting facial pode ser a melhor opção. “Ele melhora a flacidez, a perda do tônus muscular e os vincos profundos abaixo das pálpebras e que se estendem pelo canto da boca”, detalha o especialista. O lifting facial também consegue remover a flacidez e o excesso de gordura na região abaixo do queixo, o que acaba gerando a papada.

Nariz remodelado

Segunda cirurgia facial mais realizada no Brasil, a rinoplastia melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e aumentando a autoestima.

O cirurgião plástico Jefferson Vaccari diz que em seu consultório a rinoplastia é um dos procedimentos mais procurados. "Seja grande, pequeno, angulado, arrebitado, torto... O nariz ocupa papel de destaque no rosto, e é o principal responsável pela harmonia da face”, justifica o médico.

Hoje, a rinoplastia também vem sendo muito procurada pelo público masculino, o que contribui diretamente para o aumento da estatística. “Além da vantagem estética, por meio do mesmo procedimento é possível corrigir alterações funcionais, como o desvio de septo, o aumento das conchas nasais e a realização de manobras para o tratamento da sinusite crônica etc”, afirma ele.

Pontos moeda