Saúde

Conheça sete vegetais que são aliados dos diabéticos

Eles trazem inúmeros benefícios à saúde, pois são bastante nutritivos

Foto: Divulgação/Pexels

Os vegetais estão no grupo de alimentos localizados acima da base da pirâmide alimentar, isso indica que devem ser consumidos em grande quantidade. Além disso, têm baixo índice glicêmico e alto teor de fibra, características que os tornam essenciais na dieta de pessoas diabéticas. O alface é um exemplo deles. 

2 - Chuchu

Todos os vegetais têm baixo índice glicêmico (IG), o que faz com que sejam aliados dos diabéticos. "Esse índice é um indicador do quanto o alimento vai elevar a glicose na corrente sanguínea ao ser consumido", explica a a nutricionista clínica e consultora da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) Viviane Ferreira.

3 - Abobrinha

De acordo com Viviane, o alimento que serve de referência para calcular o índice glicêmico é o pão francês. O índice é considerado baixo quando está abaixo de 60: este é o caso da abobrinha.

4 - Quiabo

Além do baixo índice glicêmico, os vegetais possuem alto teor de fibra, que, por sua vez, tem o poder de regular a glicemia (concentração de glicose no sangue) e deixa as pessoas saciadas. "Isso que elas consumam outros alimentos que poderiam elevar a glicose", observa a nutricionista.

Um dos vegetais que mais se destacam por deixar os indivíduos satisfeitos é o quiabo, cita a especialista.

5 - Brócolis

"Como os vegetais têm baixa caloria e fazem o controle da glicemia, podem ser consumidos à vontade, desde que sejam preparados de forma saudável", ressalta Viviane.

De acordo com ela, o modo de preparo saudável é livre de óleo e de acompanhamentos como carnes. Uma boa opção é refogar os alimentos.

6 - Batata-doce

"As pessoas têm mania de usar óleo para refogar [os alimentos], mas pode ser usado o azeite, por exemplo. Temperos naturais como o cheiro verde dão um ótimo sabor", exemplifica.

7 - Rúcula

A rúcula também é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, por isso pode ser consumida sem preocupação pelos diabéticos.

Por outro lado, Viviane enfatiza que esse grupo de pacientes deve evitar todos os tipos de açúcar. "Inclusive o mascavo, que muita gente pensa ser mais saudável", destaca. "Também é preferível que não usem nenhum adoçante. "Dependendo do quadro do paciente, ele pode substituir doces por frutas como maçã, laranja e melancia que, mesmo sendo doce, possui um teor alto de água", aconselha.

Com informações do Portal R7!

Pontos moeda