Saúde

Vacina pentavalente volta a ser distribuída nos postos de saúde do Espírito Santo

Desde novembro, várias unidades de saúde do estado não recebiam as doses

Foto: Reprodução/Sesa

Após dois meses de desabastecimento, a vacina pentavalente voltou a ser distribuída nos postos de saúde do Espírito Santo. A partir desta semana, as 18 mil doses repassadas na última sexta-feira (10) serão entregues de acordo com o cronograma do Programa Estadual da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A vacina pentavalente faz parte do calendário básico de vacinação da criança, e é aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida. Já o reforço da imunização, com um ano e três meses e aos quatro anos de idade.

De acordo com a enfermeira da Rede de Frio, do Programa Estadual de Imunizações, Jeane Cristina Batista Pessoa da Silva, a última remessa enviada ao Estado aconteceu em outubro do ano passado, e em meses anteriores a cota estava chegando abaixo da necessária.

A vacina pentavalente faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança e garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta). Ela é destinada a bebês e aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida.

Pontos moeda