Saúde

Especialista alerta para prevenção da dengue durante os dias chuvosos

Hábito de usar repelentes e não deixar água parada exposta ajudam a combater as doenças causadas pelo Aedes Aegypti, comuns nas temporadas de chuvas

Foto: Divulgação/ Internet

O período de chuvas começa a se intensificar e algumas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (dengue, zika e chikungunya) são sempre motivos de preocupação para a maioria da população, principalmente para quem mora em áreas afetadas pelo grande volume de águas.

De acordo com o Superintendente Nacional de Rede Própria do Hapvida, Anderson Nascimento, as doenças causadas pelo mosquito acometem a população todos os anos e exigem cuidados justamente porque podem ser confundidas com os sintomas da gripe, gerando complicações no quadro caso não sejam tratadas.

"É de fundamental importância que a população consiga reconhecer os sintomas dessas doenças para buscar atendimento médico. Os principais sintomas se manifestam, principalmente, pelas dores no corpo, febre, tosse, desânimo, dor atrás dos olhos, dor de cabeça e dor de garganta. Já as crianças podem apresentar coriza (secreção no nariz), olhos lacrimejando e tosse. Procurar uma unidade de saúde o mais breve possível pode salvar vidas", explica o médico.

Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue transmitidas pelo Aedes aegypti (sorotipos 1, 2, 3 e 4) que ocorrem principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos, por isso, o especialista afirma que é necessário redobrar a atenção durante a temporada de chuvas e tomar as devidas precauções.

"Caso o paciente tenha apresentado algum desses sintomas e tenha sido medicado no centro médico, mas não apresentou melhoras, a recomendação é voltar rapidamente ao hospital, fazer os exames necessários para que seja possível diagnosticar a enfermidade de forma acertada, além de manter o paciente em observação", esclarece Nascimento.

Nascimento alerta para o público jovem estar mais atento aos sintomas e buscar atendimento médico, haja vista que essa população não se encontra no grupo prioritário de vacinação, mas quando são acometidos pelas doenças podem sofrer danos irreversíveis.

Prevenção

O médico garante que alguns cuidados básicos podem contribuir para a prevenção da dengue. "Medidas simples como usar telas nas portas e janelas, evitar o acúmulo de água em recipientes e pneus, limpar calhas, piscinas e aquários e colocar areia nos vasos de plantas, são ações importantes para proteger todos da casa contra o mosquito causador da dengue. É fundamental também as famílias criarem uma rotina semanal de checar os reservatórios para evitar criadouros dentro do mosquito nas casas", destaca.

Pontos moeda